Fale com a gente

Política Reunião e assembleia

Conselho dos Municípios Lindeiros tem eventos agendados na próxima semana

Publicado

em

Presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros e prefeito de Guaíra, Heraldo Trento: “Vamos discutir as demandas e, em assembleia, definir qual é o grau de prioridade de cada ação” (Foto: Divulgação)

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu tem dois eventos agendados para a próxima semana. O primeiro acontece segunda-feira (17), na sede da entidade, em Santa Helena, e o segundo na quinta-feira (20), em Guaíra.

“Na segunda-feira teremos uma reunião da diretoria, a fim de deliberar algumas solicitações pendentes e decidir o que vai para discussão na assembleia geral, na quinta-feira”, declarou ao O Presente o presidente do Conselho e prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.

 

Assembleia

A assembleia geral vai acontecer em Guaíra, segundo Trento, pois no mesmo dia será celebrado no município convênio relativo ao Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra (Prodec), desenvolvido em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado. “Vamos aproveitar a presença de autoridades estaduais e fazer a assembleia aqui. Teremos a presença do presidente do Sebrae e, possivelmente, de algum secretário estadual, como o de Planejamento (Valdemar Bernardo Jorge) ou de Infraestrutura (Sandro Alex). Talvez até o vice-governador Darci Piana esteja presente. Além disso, a programação inclui uma importante palestra sobre logística, um assunto que interessa muito aos municípios lindeiros”, destaca.

 

Definição de prioridades

Trento diz que a prioridade do Conselho, neste início de ano, é avançar nas tratativas já em andamento junto à Itaipu, como a Usina de Projetos. “Estamos fazendo um levantamento, que está praticamente finalizado, para qualificarmos técnicos de todos os municípios lindeiros na plataforma Bim (Building Information Modeling). A partir de 2023 o governo federal não vai disponibilizar recursos se os projetos não estiverem nessa plataforma”, expõe.

As demais demandas, informa, serão discutidas pela diretoria na quinta-feira. “Em assembleia vamos definir exatamente qual é o grau de prioridade de cada ação”, pontua.

 

Expectativa para 2022

Na opinião do líder regional, 2022 será um ano de muitos projetos encabeçados pelos municípios lindeiros. “Vamos elencar em ordem de prioridade os projetos estruturantes, em conformidade com o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), que é nosso parceiro. Porém, num primeiro momento, o Conselho deixará claro à Itaipu quais projetos estruturantes são queridos pelos municípios lindeiros. Eu me refiro a ciclovias, duplicações, desvios, contornos rodoviários e alargamento de pontes”, exemplifica.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente