O Presente
Política

Coronel Valmir de Souza é condecorado com título de “Cidadão Honorário” de Marechal Rondon

Homenagem foi entregue hoje (25), em sessão solene do Poder Legislativo


calendar_month 25 de novembro de 2025
4 min de leitura

Com grande participação de autoridades militares e civis, além de demais convidados, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou na manhã de hoje (25) sessão solene de entrega de título de “Cidadão Honorário” a Valmir de Souza, coronel da Polícia Militar (PM).

A homenagem foi concedida mediante aprovação unânime da Casa de Leis do Projeto de Decreto-Legislativo 3/2025, de autoria dos vereadores Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e Valdir Sachser (Valdirzinho), presidente da Casa.

Para eles, a biografia de Valmir de Souza revela não apenas um oficial dedicado à segurança pública, mas também um cidadão comprometido com o desenvolvimento social e educacional. “Sua trajetória combina disciplina militar, excelência acadêmica e sensibilidade humana, atributos que justificam plenamente a concessão do título de Cidadão Honorário de Marechal Rondo”, reforçam Coronel Welyngton e Valdirzinho.

Atual chefe do 5º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Cascavel, o Coronel Souza, enquanto capitão, esteve à frente da 2ª Companhia da PM em Marechal Rondon, nos anos de 2011 a 2015 e de 2017 a 2019.

Cerimônia

Em seu discurso, o novo Cidadão Honorário do Município rememorou a carreira profissional e dividiu o mérito da comenda com os demais policiais com quem atuou ao longo das últimas três décadas. Também enalteceu a importância da família no seu crescimento e fortalecimento como pessoa.

“Hoje é um dia que eu tenho a agradecer às pessoas que fizeram parte da minha trajetória. Que Deus ilumine Marechal Rondon para que sejamos uma cidade cada vez melhor. Espero que eu tenha uma alma pura e um coração bom, assim como nossa cidade maravilhosa de Marechal Rondon”, concluiu no discurso o Coronel Souza.

Antes dele, subiram à tribuna e prestaram tributo ao homenageado o coronel Cícero José Tenório, chefe do 7º Comando Regional de Polícia Militar em Pato Branco; o vereador Coronel Welyngton; e o vice-prefeito Vanderlei Sauer (Soldado Sauer).

Na cerimônia, ainda foram homenageadas com flores a esposa e a mãe do Coronel Souza, Patricya Priesnitz Fitz e Sebastiana Lourdes de Souza, respectivamente.

Biografia

O Coronel Valmir de Souza ingressou na PM do Paraná em 1994, formando-se pela Academia Policial Militar do Guatupê. Desde então, construiu uma trajetória marcada por disciplina, dedicação e constante aperfeiçoamento. Atualmente, é comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Cascavel.

Segundo os vereadores Coronel Welyngton e Valdirzinho, desde o primeiro momento Valmir de Souza impôs “uma gestão moderna, proativa e profundamente integrada à sociedade rondonense, sendo uma figura presente junto aos destacamentos da área da Companhia, bem como, um policial presente nas ruas, seja em operações ou até mesmo em visitas à comunidade”.

De acordo com os autores da comenda, sua liderança foi decisiva para a redução dos índices de criminalidade, com destaque para apreensões recordes de drogas e diminuição significativa de furtos, roubos e homicídios. Em 2017, por exemplo, houve redução de 22% nos furtos, 66% nos roubos e 70% no número de homicídios.

Sua atuação também se destacou pela reinstalação do Proerd (Programa de Prevenção às Drogas e Violência) e pela ampliação da Patrulha Rural.

O Coronel Souza também enfrentou desafios pessoais de grande impacto. Durante seu comando em Marechal Rondon, foi diagnosticado com câncer, mas conseguiu superar a doença, sem se afastar de suas responsabilidades. Esse episódio fortaleceu ainda mais sua ligação com a cidade, onde encontrou apoio e acolhimento da comunidade.

Além deste município, ele também atuou em cidades como Guarapuava, Toledo, Guaíra e Santa Helena.

No âmbito profissional, o mais novo cidadão honorário de Marechal Rondon ainda construiu uma sólida trajetória acadêmica.

É graduado em Direito (Unipar); mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste); doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário (Univates) e pós-doutor (Unioeste). Foi professor em diversas instituições de ensino superior, como a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), PUC e Unipar, além de ministrar cursos de pós-graduação e formação profissional.

Natural de Altônia (PR), Valmir de Souza nasceu em 1974, filho de Sebastiana Lourdes de Souza e João de Souza. É casado com Patricya Priesnitz Fitz e pai de Maria Clara, Ana Luiza e Felipe, sendo este último nascido em Marechal Rondon, o que reforça o vínculo afetivo da família com a cidade.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.