A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon realiza na próxima terça-feira (25), com início às 10 horas da manhã, no plenário do Poder Legislativo, a solenidade de entrega do título de “Cidadão Honorário” ao coronel da Polícia Militar (PM), Valmir de Souza. A homenagem foi aprovada por meio do Projeto de Decreto-Legislativo 3/2025, de autoria dos vereadores Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e Valdir Sachser (Valdirzinho), presidente da Casa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo oficial ao município.
Natural de Altônia (PR), Valmir de Souza nasceu em 1974, filho de Sebastiana Lourdes de Souza e João de Souza. É casado com Patricya Priesnitz Fitz e pai de Maria Clara, Ana Luiza e Felipe, sendo este último nascido em Marechal Cândido Rondon, o que reforça o vínculo afetivo da família com a cidade.
O Coronel Valmir de Souza ingressou na PM do Paraná em 1994, formando-se pela Academia Policial Militar do Guatupê. Desde então, construiu uma trajetória marcada por disciplina, dedicação e constante aperfeiçoamento. Atualmente, é comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Cascavel.
Em Marechal Rondon, como capitão, ele esteve à frente da 2ª Companhia da PM pelo período de seis anos.
Segundo os vereadores Coronel Welyngton e Valdirzinho, desde o primeiro momento Valmir de Souza impôs “uma gestão moderna, proativa e profundamente integrada à sociedade rondonense, sendo uma figura presente junto aos destacamentos da área da Companhia, bem como, um policial presente nas ruas, seja em operações ou até mesmo em visitas à comunidade”.
De acordo com os autores da comenda, sua liderança foi decisiva para a redução dos índices de criminalidade, com destaque para apreensões recordes de drogas e diminuição significativa de furtos, roubos e homicídios. Em 2017, por exemplo, houve redução de 22% nos furtos, 66% nos roubos e 70% no número de homicídios.
Sua atuação também se destacou pela reinstalação do Proerd (Programa de Prevenção às Drogas e Violência) e pela ampliação da Patrulha Rural.
O Coronel Valmir de Souza também enfrentou desafios pessoais de grande impacto. Durante seu comando em Marechal Rondon, foi diagnosticado com câncer, mas conseguiu superar a doença, sem se afastar de suas responsabilidades. Esse episódio fortaleceu ainda mais sua ligação com a cidade, onde encontrou apoio e acolhimento da comunidade.
Além deste município, ele também atuou em cidades como Guarapuava, Toledo, Guaíra e Santa Helena.

Histórico acadêmico
No âmbito profissional, o mais novo cidadão honorário de Marechal Rondon ainda construiu uma sólida trajetória acadêmica.
É graduado em Direito (Unipar); mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste); doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário (Univates) e pós-doutor (Unioeste). Foi professor em diversas instituições de ensino superior, como a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), PUC e Unipar, além de ministrar cursos de pós-graduação e formação profissional.
“A biografia de Valmir de Souza revela não apenas um oficial dedicado à segurança pública, mas também um cidadão comprometido com o desenvolvimento social e educacional. Sua trajetória combina disciplina militar, excelência acadêmica e sensibilidade humana, atributos que justificam plenamente a concessão do título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon”, destacam Coronel Welyngton e Valdirzinho.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
