Fale com a gente

Política Saúde pública

Deputado Ademir Bier reivindica cinco UTIs para Marechal Rondon e microrregião

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Ademir Bier encaminhou pleito junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), endereçado ao seu titular , secretário Beto Preto, solicitando a manutenção dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) na 20ª Regional de Saúde de Toledo, ampliação que ocorreu durante a fase aguda da pandemia da Covid-19.

A ampliação do número de UTI’s pelo Governo do Rstado, junto à 20ª Regional de Saúde, foi um avanço na saúde pública da região Oeste do Paraná e o deputado faz uma análise do atual quadro:

  1. Considerando a existência de um Hospital Municipal em Marechal Cândido Rondon, credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e desprovido de uma única UTI;
  2. Considerando o levantamento preliminar efetuado junto à 20ªRegional de Saúde de Toledo, conforme anexo, que aponta como ano referência 2019, portanto antes da pandemia, ocorriam mais de 2.141 internamentos na unidade de tratamento intensivo, oriundos de 07 (sete) municípios circunvizinhos à cidade polo de Marechal Cândido Rondon;
  3. Considerando que somente em Marechal Cândido Rondon foram mais de 869 atendimentos de Uti nesse período;
  4. Considerando que a disponibilização de uma maior e melhor estrutura de UTI’S nessa região, permitirá o atendimento médio de 06 internamentos diários ao ano, descentralizando o sistema e desafogando a estrutura de Toledo.

Faz-se a solicitação ao senhor secretário da instalação de pelo menos cinco em Marechal Cândido Rondon, em consonância com o sistema de saúde pública local, UTI’s essas remanejadas e reaproveitadas de outras localidades, possível em decorrência da desaceleração da pandemia e consequente diminuição de internamentos de pacientes em estado grave decorrentes da Covid-19.

O deputado Ademir Bier reforça que, para o atendimento de tal propositura, a prefeitura deverá se manifestar e serão necessários estudos em conjunto com o município, 20ª Regional de Saúde e o Governo do Estado através da Sesa, no tocante ao custo financeiro com a implantação dessa estrutura e de todos componentes necessários para o funcionamento dessas UTI´S em Marechal Rondon. Tal estrutura atenderá também a população de Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Santa Helena, totalizando mais de 110 mil habitantes.

A propósito e segundo sugestão da OMS, a cada 10 mil habitantes deve-se disponibilizar pelo menos uma UTI. Bier comenta que seu pedido vem em consonância com a atual política pública de saúde implantada pelo governador Ratinho Junior, onde os programas “Estratégia Saúde da Família” e a consolidação da infraestrutura hospitalar em todo estado estão tornando o Paraná uma referência nacional em saúde pública. “O Oeste estará melhor servido com mais UTI’s na região de Marechal Cândido Rondon, cujo objetivo primordial é o de salvar vidas”, diz.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente