Deputado reeleito para seu segundo mandato, sendo o 8º candidato mais votado à Assembleia Legislativa, o ex-vereador de Pato Branco, Guto Silva (PSD), tem sido um dos nomes cotados para assumir um dos cargos mais importantes do Governo do Estado na gestão de Ratinho Junior (PSD): a chefia da Casa Civil.
Como o parlamentar é muito ligado ao governador eleito, lhe acompanhou durante a campanha e seria um homem de confiança do futuro chefe do Poder Executivo estadual, outra possibilidade que também existe e vem sendo articulada é de Guto Silva ser indicado à presidência da Assembleia.
O parlamentar é membro das comissões de Constituição e Justiça, da Indústria e Comércio e Emprego e Renda da Assembleia. Em sua vida pública, já atuou à frente da subchefia da Casa Civil do Governo do Paraná, cargo que ocupou até março de 2014.
No Legislativo, Guto criou e preside a Frente Parlamentar de Defesa do Comércio. É professor universitário e doutorando em Gestão de Negócios. Na área acadêmica publicou dois livros pela Editora Aduaneiras: Logística no Comércio Exterior e Gestão Global.
Guto também é empresário na área de comércio exterior e consultor internacional de empresas, consultor internacional do Sebrae/PR e já esteve em mais de 38 países realizando negócios internacionais. Morou na Inglaterra, Portugal e Espanha.
Em 2011 foi coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste (CDTIS), bem como conselheiro do Banco de Desenvolvimento do Paraná S.A (Badep).