O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, homenageou na sessão desta segunda-feira (14) o Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron) e os cães farejadores Guerreiro e Stark.
O reconhecimento veio pela atuação de destaque no combate ao tráfico de drogas, armas e vários outros crimes nos 447 quilômetros de fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina.
Sediado em Marechal Cândido Rondon e com bases em Guaíra, Umuarama e Santo Antônio do Sudoeste, o BPFron abrange um total de 139 municípios e possui dois pelotões especializados, o COBRA de operação aquáticas e o Pelotão de Operações com Cães.
No de Cães, atuaram por quase uma década os pastores-belgas Guerreiro e Stark, pai e filho, aposentados desde o ano passado.
Guerreiro foi o primeiro cão do BPFron em 2017 e responsável pela primeira grande apreensão do Batalhão, no ano de 2018 de uma carreta com duas armas e 700 quilos de maconha.
Já Stark, especialista na realização de buscas em áreas de mata, auxiliou na apreensão de um total de cinco toneladas de maconha e quase 500 quilos de crack.
A soldado Daiani Kiessler fala sobre o emprego de cães nas ações policiais, com sucesso em muitas apreensões de drogas e armas “O guerreio foi o nosso primeiro cão, ele trabalhou durante quase oito anos agora está aposentado e veio receber esta homenagem. Ele fez muita coisa levando a ter um papel fundamental na criação do canil e o Stark que é filho dele que também tem muitas apreensões já realizadas. O canil começou em 2017 com os treinamento do Guerreiro e as apreensões começaram em 2018”.
Com Rádio Difusora