Fale com a gente

Política Região em pauta

Desenvolvimento do Oeste é tema de encontro em Brasília

Publicado

em

Lideranças da região, acompanhadas do deputado federal Evandro Roman, se reuniram com autoridades em Brasília: entre os pleitos, a construção da segunda ponte Brasil-Paraguai (Foto: Divulgação)

O Oeste paranaense foi pauta, na última quinta-feira (19), de uma reunião na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, entre ele e representantes da região.

O deputado Evandro Roman, acompanhado dos prefeitos dos três maiores municípios da região, Leonaldo Paranhos (Cascavel), Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu) e Lúcio de Marchi (Toledo), além do presidente da Associação Comercial de Cascavel (Acic), Edson José de Vasconcelos, presidente da Cooperativa Lar, Irineu Rodrigues, e o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo, encaminhou projetos de desenvolvimento, como a construção da ponte Brasil-Paraguai por meio de recursos da Itaipu Binacional.

“Estamos buscando alternativas para garantir recursos com mais celeridade e tirar do papel obras que são fundamentais para o desenvolvimento da região, já que a construção da segunda ponte está travada justamente pela falta de recursos”, explicou Roman.

Durante a reunião com Maia, a comitiva apresentou todo o programa de desenvolvimento do Oeste. O mesmo grupo foi ao Ministério das Relações Exteriores tratar com o embaixador Paulo Stivallet, subsecretário-geral da América Latina e Caribe, para pedir apoio institucional do órgão para as negociações entre os governos dos dois países responsáveis pela obra da segunda ponte. “Foi um momento de suma importância estar com lideranças do Oeste para alinhar e defender as prioridades do bem coletivo da nossa região perante as autoridades em Brasília, e vale ressaltar: uma região muito forte, que sabe bem o que quer, além de impactar economicamente e socialmente no setor que produz”, destaca o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo.

Outra pauta levada pelos representantes oestinos diz respeito à sanidade animal. Roman é coordenador de sanidade agropecuária da Frente Parlamentar da Agropecuária e defende rigor na qualidade dos produtos. “A nossa região é uma das mais importantes do Brasil no que tange ao agronegócio. Sanidade é qualidade dos produtos, tranquilidade ao consumidor, garantia de exportação e de crescimento do setor”, concluiu o parlamentar.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente