O Presente
Política

Dia do Gaúcho: vereador propõe criação de feriado em homenagem aos pioneiros de Marechal Rondon

calendar_month 4 de novembro de 2025
2 min de leitura

Tramita desde segunda-feira (3), no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, o Projeto de Lei 45/2025, de autoria do vereador presidente Valdir Sachser. A proposta é criar o Dia do Gaúcho, a ser celebrado em 20 de setembro com feriado municipal.

Segundo o autor, o objetivo é ampliar o reconhecimento aos colonizadores gaúchos que chegaram à região no início da década de 1950 e que fundaram o município de Marechal Rondon.

Valdir Sachser destaca o papel fundamental dos pioneiros gaúchos na formação da identidade rondonense. Segundo ele, o feriado busca valorizar e preservar o patrimônio cultural gaúcho, fortemente presente na história e nos costumes locais. A data escolhida, 20 de setembro, coincide com o Dia do Gaúcho, celebrado no Rio Grande do Sul durante a Semana Farroupilha.

Além de instituir o feriado, o projeto autoriza o Poder Público Municipal, a Fundação Promotora de Eventos (Proem) e os Centros de Tradições Gaúchas a promoverem atividades culturais que reforcem os valores tradicionalistas, como respeito, disciplina, amizade e orgulho pelas raízes do Sul do País.

De acordo com Valdir Sachser, “o feriado não se trata apenas de uma celebração, mas de um ato de gratidão e reconhecimento àqueles que lançaram as bases do desenvolvimento econômico e social de Marechal Rondon”.

O início da colonização do município se deu há 75 anos, com a chegada de famílias gaúchas e catarinenses, em sua maioria descendentes de imigrantes alemães.

Vindos de cidades como Estrela, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Montenegro, Encantado (RS), Itapiranga e São Carlos (SC), os colonizadores foram atraídos pela fertilidade das terras do oeste paranaense, em um movimento organizado pela empresa Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S.A., conhecida pela sigla Maripá.

O projeto de lei foi baixado para análise da Procuradoria Jurídica e das Comissões de Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia. Após a emissão dos pareceres, a proposta será votada em plenário pelos vereadores.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.