O Presente
Política

Diretórios do PSOL, PT e PDT de Marechal Rondon emitem nota em defesa da democracia

calendar_month 31 de outubro de 2022
4 min de leitura

Os diretórios do PSOL, PT e PDT de Marechal Cândido Rondon emitiram, na tarde desta segunda-feira (31), uma nota repudiando os crimes de violência e vandalismo que tomaram conta do país na noite de domingo, 30 de outubro, depois da confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral do resultado das eleições presidenciais dando a vitória ao candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele pedem, na nota, que as autoridades rondonenses se pronunciem sobre os fatos ocorridos, condenando veemente os mesmos e que aqueles que agiram de forma a executar e incentivar as agressões e depredações e os demais atos criminosos sejam responsabilizados.

Solicitam, ainda, que seja inicado urgentemente no município um movimento que busque reatar, minimamente, o pacto social.

Confira a nota na íntegra:

NOTA CONJUNTA PSOL/PT/PDT

Em defesa da democracia e contra o discurso de ódio

As direções dos partidos acima mencionados, que em Marechal Cândido Rondon compuseram a coligação de apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, eleito, ontem, presidente da República, vêm a público se manifestar sobre os trágicos fatos ocorridos em nosso município ao longo da noite do dia 30/10 para o dia 31/10/2022.

Nosso país, nos últimos quatro anos, vivenciou uma política oficial de estímulo à divisão interna e à proliferação do ódio. Ao mesmo tempo que famílias eram divididas e amizades desfeitas, as instituições da República eram atacadas pelo mandatário maior e por diversos dos seus apoiadores. Em nível local, este discurso capturou a subjetividade de grande parte da população de nosso município.

Marechal Cândido Rondon não escapou da sanha violenta, com notáveis e irrefutáveis crimes de violência e vandalismo, que tomou conta do país na noite de domingo, 30 de outubro, depois da confirmação do TSE do resultado das eleições presidenciais dando a vitória ao candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva.

O que a população de Marechal Cândido Rondon assistiu acontecer ontem, em nossa cidade, é reflexo deste processo. Vimos depredação de veículos, agressões físicas, até mesmo tentativa de linchamento. Ações motivadas por um discurso que alimentou o ódio social nos últimos quatro anos e que, infelizmente, foi reproduzido por algumas das autoridades locais em diversas ocasiões.

É preciso que as autoridades rondonenses, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e, também, a imprensa local se pronunciem sobre os fatos ocorridos, condenando veemente os mesmos e que aqueles que agiram de forma a executar e incentivar as agressões e depredações e os demais atos criminosos sejam responsabilizados.

É preciso, também, que se inicie – urgentemente – em nosso município, um movimento que busque reatar, minimamente, o pacto social. Não é possível, em uma sociedade civilizada, em uma República Democrática, que as autoridades mantenham um discurso – e ações – de forma a estimular a sociedade à cisão.

Marechal Cândido Rondon é conhecida por ter uma população trabalhadora e hospitaleira, infelizmente, os fatos ocorridos ontem, provocados por alguns setores da sociedade, provavelmente uma minoria da população, que agiu de forma violenta em relação ao resultado democrático expresso nas urnas, está manchando a nossa reputação de uma cidade ordeira, de uma cidade acolhedora da multiplicidade e da democracia.

Neste sentido, as direções do PT, PSOL e PDT vêm a público repudiar o ocorrido, exigir a apuração criteriosa dos fatos e a punição dos envolvidos e lembrar as autoridades dos três poderes e a imprensa de que a radicalização extrema do discurso político junto à sociedade só faz rasgar o tecido social e, no fim, nos torna, a todos nós, vítimas em potencial neste processo.

Assinam esta nota:

Direção Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL/MCR)
Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT/MCR)
Direção Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT/MCR)

Marechal Cândido Rondon – 31/10/2022

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.