Fale com a gente

Política Três candidatos

Eleição suplementar define prefeito de Francisco Alves neste domingo

Publicado

em

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Francisco Alves, no noroeste do Paraná, tem eleição suplementar para prefeito neste domingo (7). Cerca de 5,9 mil eleitores devem comparecer às urnas das 7h às 17h, em 21 seções eleitorais que ficam em quatro locais de votação.

Três candidatos disputam o cargo de prefeito da cidade. Veja abaixo:

  • Cabelo do Povão (PRB)
  • Milena do Valtinho (PSDB)
  • Valdir Perereca (PTB)

 

Poderão votar as pessoas registradas no cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo município até 9 de junho de 2021 (151 dias antes).

As recomendações de segurança sanitária determinadas para as eleições 2020 estão mantidas. A principal recomendação é o uso de máscara facial desde o momento em que sair de casa para votar. Será disponibilizado álcool em gel para quem trabalha e também para uso do eleitorado.

Não haverá mesas de justificativas, devendo a justificativa de quem estiver ausente ser feita no dia da eleição, pelo aplicativo e-Título ou, no prazo de 60 dias após a eleição, por meio de requerimento apresentado ao juiz eleitoral.

Auditorias

De acordo com TRE-PR, para comprovar o funcionamento, a transparência e a segurança das urnas serão realizadas no dia da votação duas auditorias.

  • Auditoria de funcionamento de urna: confere a contagem, captação e apuração dos votos. O procedimento, totalmente filmado, será transmitido ao vivo pelo YouTube.
  • Auditoria de verificação dos sistemas: feita no próprio local de votação, antes do início da eleição.

O sorteio das duas urnas que serão auditadas ocorreu no sábado (6), também com transmissão ao vivo. Já a auditoria de verificação dos sistemas ocorre no próprio local de votação da urna sorteada, antes do início da eleição, no domingo.

A urna sorteada para auditoria das condições de uso é da seção 82, que fica na Escola Estadual Padre Antônio Vieira. A selecionada para auditoria dos sistemas é da seção 74, no Colégio Estadual Vicente Tomazini.

Eleições 2020

O município terá que passar por novas eleições porque a candidatura de Valter César Rosa (PSDB), que era prefeito até 2020 e foi o único candidato ao cargo, foi impugnada pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou a prestação de contas apresentada por ele, que presidia o Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã.

O TCE-PR apontou que ele não prestou contas referentes ao período que atuou no consórcio.

Valtinho, como é conhecido, não chegou a assumir o mandato após a eleição. Depois de ter a candidatura indeferida, ele entrou com recurso, mas não houve acolhimento do pedido.

O ex-prefeito de Francisco Alves disse que aceitou a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), justificou que a questão com o consórcio ocorreu porque houve um atraso na entrega dos documentos e que não teve nenhum prejuízo aos cofres públicos.

Desde janeiro, quem está no cargo de prefeito é o presidente da Câmara Municipal.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente