Fale com a gente

Política Demanda antiga

Elio Rusch viabiliza nova cadeia pública em Guaíra

Publicado

em

O deputado Elio Rusch entre o governador Ratinho Junior e o vice Darci Piana, na solenidade em que foram anunciadas quatro novas cadeias públicas e três delegacias. Fotos: Divulgação/Elio Rusch

O esforço iniciado pelo deputado estadual Elio Rusch (DEM) ainda no mandato anterior finalmente deu resultado: até o segundo semestre do ano que vem, Guaíra vai receber uma nova cadeia pública, com capacidade para 752 detentos. A unidade é uma das quatro anunciadas na manhã desta quarta-feira (18) pelo governador Ratinho Junior, além de três novas delegacias, totalizando 3 mil novas vagas e um investimento de R$ 81 milhões. Além de Guaíra, as novas cadeias serão construídas em Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa, enquanto as delegacias vão funcionar na Região Metropolitana de Curitiba – em Araucária, Almirante Tamandaré e Colombo.

Só nas quatro cadeias, cujas obras começaram no início do mês, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) investiu R$ 69 milhões – a maior parte proveniente de um convênio com o Governo Federal, com contrapartida do Tesouro Estadual. “Era uma demanda antiga para a região, que é bastante visada pela sua localização geográfica estratégica e a proximidade com a fronteira”, destacou Elio Rusch. “A nova cadeia de Guaíra é a coroação de um trabalho que a gente iniciou ainda na gestão do ex-prefeito Fabian Vendrusculo (PT), e foi levado adiante pelo atual mandatário, Heraldo Trento (DEM). Temos muito a agradecer a eles, ao governador Ratinho Junior e ao major Ivan Ricardo Fernandes, que na época ainda era capitão.”

Em seu discurso, o governador Ratinho Junior destacou que assumiu o Estado com o maior número de presos em delegacias no país, e que isso precisa ser equacionado para promover tratamento penal adequado e liberar os policiais para atuarem no combate ao crime: “Ao longo do tempo, o Paraná acabou não construindo cadeias públicas. Agora faremos esses grandes investimentos para esvaziar as delegacias”, disse. “Queremos diminuir esse déficit e ampliar a construção de presídios, o que, inclusive, discuti com o ministro Sergio Moro, da Justiça e da Segurança Pública, na sua recente vinda ao Paraná, na segunda-feira”.

Da esquerda para a direita: o deputado Elio Rusch, o major bombeiro Ivan Ricardo Fernandes, o secretário de Segurança, coronel Rômulo Marinho Soares, e o coronel João Alfredo Zampieri, diretor da Agepar. Foto: Divulgação/Elio Rusch

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente