Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Em nosso projeto não existe espaço para conchavos ou acertos”, afirma César Seidel

Publicado

em

Candidato a prefeito, vereador César Seidel (Canela): “Não queremos dividir o município entre situação e oposição, queremos levar propostas e projetos que contemplem todas as áreas da administração pública de forma equilibrada e assim construir uma Quatro Pontes justa para todos” (Foto: Joni Lang/OP)

Pela primeira vez candidatos a prefeito e a vice-prefeito em Quatro Pontes, os vereadores César Seidel (Canela) e Leandro Anschau (Tika), do Podemos, estão animados com o desenrolar da campanha eleitoral, que, segundo Canela, está tendo boa receptividade junto à comunidade. “Estamos sendo bem recebidos por toda a população. As conversas estão muito produtivas e a gente percebe o desejo de mudança, pela renovação”, enaltece.

Em entrevista ao O Presente, Canela fala por que pretende se eleger prefeito e sobre como está fazendo campanha neste período de pandemia. Ele também menciona quais setores os eleitores estão pedindo para ele priorizar, caso eleito, e aponta quais ações considera prioritárias à próxima gestão. Confira.

 

O Presente (OP): O senhor é vereador pelo segundo mandato, há um ano migrou da situação para a oposição e recentemente teve seu nome confirmado candidato a prefeito. Como tem sido a recepção por parte dos eleitores?

César Seidel (CS): Acredito muito em uma nova forma de fazer política. Uma política construtiva, capaz de agregar pessoas a um projeto de administração pública voltado à coletividade. É isto que temos levado à sociedade, e esta ideia tem sido muito bem aceita por toda a população. Não queremos dividir o município entre situação e oposição, queremos levar propostas e projetos que contemplem todas as áreas da administração pública de forma equilibrada e assim construir uma Quatro Pontes justa para todos. A população tem assimilado isso de forma muito natural. Percebemos que a população não quer mais um modelo político que priorize um grupo e sim um modelo transparente que administre para todos, e é isto que estamos propondo. Me considero um candidato de toda a população.

 

OP: Como tem sido fazer campanha ao lado do seu vice, Leandro, que também é vereador e candidato pelo Podemos?

CS: Ter o Leandro junto nesta caminhada tem sido uma alegria enorme. Uma jovem liderança, com princípios e ideais semelhantes ao que preconizamos para uma política moderna. O Leandro tem sido o nosso braço direito e isto facilita a nossa jornada. Estamos muito unidos levando as nossas propostas para toda a nossa gente.

 

OP: Vocês dois concorrendo à majoritária não deixam a proporcional com menos “poder de fogo” nas urnas, visto que a situação vem com 16 candidatos e o seu grupo com oito?

CS: Nós idealizamos um projeto novo, um modelo de gestão pública pautado na eficiência, sem conchavos, sem troca de favores, sem o famoso loteamento de cargos públicos que tanto enfraqueceu a nossa democracia ao longo de décadas. Este projeto tem sido construído e pautado em princípios, e assim foram escolhidos os nomes. O meu nome e o do Leandro surgiram através da vontade popular, de conversas com a comunidade e a partir daí também surgiram os nomes dos candidatos a vereador que nos acompanham. Temos oito candidatos identificados com as nossas propostas, pessoas idôneas que têm capacidade para representar a população na Câmara de Vereadores. Temos muita tranquilidade para deixar a população à vontade para escolher os seus representantes.

 

OP: A meta é eleger quantos vereadores?

CS: Não trabalhamos com meta de quantidade de vereadores. Acreditamos em uma nova forma de praticar política. Existe um conceito, que precisa ser superado, que é o de vereador de situação ou oposição. Quando você escolhe o seu representante para o Legislativo, você não pensa se ele vai ser de situação ou oposição. Vereador que se preze precisa cumprir a sua função independente do grupo ao qual foi eleito. Por isso acreditamos no potencial de todos os nossos candidatos ao Legislativo, pessoas de caráter, comprometidas com o coletivo, que estão levando as suas propostas a toda a população. Cabe ao povo o direito de escolher os seus representantes. Quem sabe não 2020 seja um ano de surpresas!

 

OP: Por que o senhor deseja buscar o mandato de prefeito de Quatro Pontes?

CS: Entrei na vida pública há oito anos como vereador e fui buscando conhecimento com muita humildade, degrau a degrau, passando pelas comissões permanentes, presidindo o Legislativo, o que nos dá tranquilidade para hoje apresentarmos um projeto sólido. Queremos implantar uma nova forma de administrar. Idealizamos uma gestão eficiente, alicerçada na seriedade, na responsabilidade, na transparência e na participação popular. Vamos transformar o nosso município, oportunizando melhorias em todos os setores com obras e ações que atendam os interesses coletivos. Acredito muito na boa política, na política como ferramenta de conquistas e avanços coletivos, e nos colocamos à disposição da população para colocar em prática este novo modelo.

 

OP: Como vem sendo desenvolvida a campanha, que neste ano está mais limitada devido às restrições ocasionadas pela pandemia do coronavírus? Estão sendo realizadas visitas? Os meios digitais estão sendo explorados?

CS: Vivemos um momento atípico, um ano de muitas restrições e é fundamental primarmos pela saúde da população. Estamos disponibilizando nossos materiais e nossas ideias através das redes sociais para atendermos o maior número de pessoas possíveis, mas continuamos realizando visitas, com uma boa conversa olho no olho, levando os nossos projetos, evidentemente que mantendo alguns cuidados, como uso de máscara, distanciamento, mas estamos sendo bem recebidos por toda a população. As conversas estão muito produtivas e a gente percebe o desejo da população pela mudança, pela renovação.

 

OP: Quais setores os eleitores estão pedindo para o senhor priorizar, caso eleito?

CS: Existem demandas a serem melhoradas em todos os setores, mas percebemos um olhar mais consistente por parte da população para as áreas da Saúde, Educação e geração de emprego e renda.

 

OP: Quais setores o senhor avalia prioritários à próxima gestão e pretende dar atenção especial, caso eleito?

CS: Uma administração eficiente é aquela que investe de forma equilibrada em todas as áreas do município, do mais jovem à melhor idade, no campo e na cidade, na Educação e na Saúde. Porém, é preciso ficar atento para aquilo que a população tem como prioridade. O modelo de gestão que preconizamos tem o objetivo de fazer da participação popular ferramenta para elencar as prioridades. Por isso, na área da Saúde, corrigir a lacuna da falta de atendimento 24 horas dentro do nosso município é talvez a maior prioridade. Vamos implantar uma UPA 24 horas o mais breve possível. Saúde não pode ser usada como palanque político com promessas infundadas. Temos o compromisso de sanar esta deficiência o quanto antes. Vamos investir e incentivar os nossos empresários locais, seja no setor industrial como também fortalecendo o nosso comércio e aumentando a geração de emprego e renda.

 

OP: Quais as suas principais propostas de governo?

CS: Temos propostas inovadoras em todas as áreas, que irão transformar o nosso município. Vamos implantar um programa de gestão eficiente, com ferramentas e ações que possam enxugar a máquina pública, com cortes de despesas, diminuição de cargos comissionados, transformando o recurso oriundo dos impostos de todos cidadãos em obras e ações relevantes para todos. Na área da Saúde, a implantação da UPA 24 horas, trazendo um primeiro atendimento de qualidade para toda a nossa gente dentro do município. Não podemos mais admitir que as pessoas precisem se deslocar por 40 quilômetros para receber este atendimento. Melhorar e otimizar o programa de distribuição de medicamentos. Viabilizar novas parcerias e convênios melhorando o atendimento de especialidades como, por exemplo, ortopedia. Na Educação, precisamos, dentre outras demandas, solucionar o problema da falta de valorização dos profissionais. Temos o pior salário da região pago aos profissionais. Isto gera uma rotatividade muito grande de professores, criando um desconforto às nossas crianças. Queremos inovar buscando inserir um sistema de ensino bilíngue. Vamos ampliar, através de parcerias, as oportunidades para toda a população buscar ainda mais conhecimento, com pós-graduação, mestrados e doutorados. Enfim, usar da Educação como ferramenta de transformação da sociedade, com um olhar de afeto e carinho para auxiliar os pais na formação de nossos filhos, que são o futuro de Quatro Pontes. No agronegócio, pretendemos aproveitar o momento importante de demanda mundial por alimentos para incentivar ainda mais a diversificação e geração de emprego e renda no campo. O nosso agro responde por quase 70% de nossa economia e queremos fortalecer o mesmo ainda mais com incentivos em todas as áreas. Além disso, melhorar ainda mais a logística de escoamento com pavimentação rural de qualidade em todas as áreas, melhoria no acesso às propriedades, entre outros incentivos. Na geração de emprego e renda, incentivar um condomínio industrial aproveitando o nosso corredor logístico da BR-163. Construir incubadora industrial e barracões para o fortalecimento do empresário local, além de criar um programa de incentivo e valorização do nosso comércio. Como grande obra de infraestrutura urbana, iremos trabalhar na construção de um sonho antigo de toda a nossa população: um Lago Municipal. Temos idealizado-o com um excelente complexo de lazer, a fim de levar qualidade de vida para toda a nossa gente, bem como dar uma cara ainda mais moderna para a nossa cidade.

 

OP: Por que os eleitores devem votar no César Seidel?

CS: Temos nos preparado ao longo dos últimos anos para chegar neste momento e levar até a população este projeto, que não é um projeto político, mas, sim, um modelo de gestão pública eficiente. Queremos uma oportunidade para mostrar que podemos avançar muito mais em todos os setores. Estamos levando propostas e projetos inovadores em todos os segmentos da sociedade, um plano de governo com os pés no chão, sem falsas promessas, que é possível ser concretizado tendo como base um programa de corte de gastos e despesas. Podemos falar com muita tranquilidade que no nosso projeto não existe espaço para conchavos ou acertos e isso nos dá a garantia de montar um quadro enxuto e muito qualificado para nos auxiliar na gestão do nosso município pelos próximos quatro anos.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente