O Presente
Política

Eventos na Assembleia discutem papel da Itaipu no desenvolvimento sustentável do Paraná

Audiência pública e fala no Plenário nesta terça (25) contarão com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e vão abordar os impactos dos investimentos da usina em ações ambientais, sociais e de infraestrutura no estado


calendar_month 24 de março de 2025
3 min de leitura

Os impactos dos investimentos socioambientais da Itaipu Binacional no Paraná, como a revitalização de matas ciliares, a conservação da biodiversidade e a promoção de soluções sustentáveis de energia, serão debatidos na próxima terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A programação contará com a participação do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e inclui uma audiência pública às nove horas, no Plenarinho, e uma fala no Grande Expediente, às 14h30, no Plenário. A iniciativa é da Liderança da Oposição.

“É com prazer que voltamos a essa Casa para mostrar como nosso trabalho impacta na vida dos paranaenses e dos brasileiros como um todo. Porque investir no meio ambiente e nas pessoas é investir diretamente no país. E é isso que Itaipu tem feito de forma muito eficiente e transparente”, destacou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

Para o deputado Arilson Chiorato (PT), Líder da Oposição, a presença da Itaipu no Paraná vai além da geração de energia. “Essa audiência traz um debate fundamental, que é a importância da água como um bem universal, um direito de todos, e não mercadoria. Também nos convida a olhar para a Itaipu, que utiliza a água para gerar energia de qualidade e presta um grande serviço público. É fundamental valorizar o trabalho ambiental, social e de infraestrutura que ela desenvolve no Paraná”, afirmou.

Investimentos

Além de debater os projetos em curso, o evento busca destacar como os investimentos da Itaipu impactam positivamente diversos setores estratégicos do estado. Com iniciativas que unem preservação ambiental, desenvolvimento territorial e políticas públicas, a usina é reconhecida como referência internacional em sustentabilidade.

A participação de Enio Verri no Grande Expediente permitirá ampliar esse diálogo. Ele apresentará uma visão institucional sobre o papel da empresa na gestão dos recursos hídricos, no fortalecimento da infraestrutura e na construção de um modelo de desenvolvimento mais equilibrado e socialmente justo.

Ações

Programas como a proteção de nascentes, recuperação de matas ciliares, monitoramento da qualidade da água e educação ambiental são algumas das ações realizadas pela Itaipu que contribuem para a segurança hídrica e a eficiência da geração de energia, além de beneficiar ecossistemas e comunidades do entorno.

O requerimento da audiência pública é assinado pelos deputados: Ana Júlia Ribeiro (PT), Arilson Chiorato (PT), Doutor Antenor (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Professor Lemos (PT) e Renato Freitas (PT). O evento será transmitido pelos canais oficiais da Assembleia Legislativa do Paraná.

Serviço:

Audiência Pública – “Os impactos dos investimentos socioambientais da Itaipu no Paraná”
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná
Data: Terça-feira, 25 de março de 2025
Horário: nove horas

Grande Expediente – com participação de Enio Verri (diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional)
Local: Plenário da Alep
Horário: 14h30

Com Assembleia Legislativa

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.