Com a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite de ontem (16), o cotado para assumir o mandato é o suplente e ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, do mesmo partido. Ele teve 11 mil votos para a Câmara dos Deputados no pleito de 2022.
No entanto, há questionamento se Hauly cumpriu todos os requisitos para assumir a vaga na Câmara. Segundo especialistas, o ex-deputado não teria conquistado o mínimo de votos necessários segundo critérios da legislação eleitoral.
Caso o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) entenda que Hauly não cumpriu estes requisitos, quem assumirá a vaga de Dallagnol é o pastor Itamar Paim (PL-PR). A diplomação ficará a cargo do TRE. Procurada, a Corte ainda não se manifestou.
Hauly foi deputado federal por sete mandatos, entre 1991 e 2019. É economista e foi um dos principais apoiadores da reforma tributária. Ele também foi secretário da Fazenda do Paraná, além de vereador e prefeito de Cambé, a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.
Já Paim recebeu 47 mil votos. Ele é pastor da 59ª Igreja do Evangelho Quadrangular. Sua campanha foi alçada na imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob a alcunha “em defesa da vida e da família”.
Terra