O MDB de Santa Helena se manifestou, nesta semana, sobre a entrevista que o prefeito Evandro Grade (Zado) (PSD) concedeu ao Jornal O Presente (clique aqui e confira), há poucos dias, na qual afirmou que o “grupo da situação está aguardando dois vereadores do MDB, Paulo Zembrzuski (Paulão) e Rodrigo Farina, de braços abertos”.
Em nota encaminhada ao jornal, a qual é assinada pela executiva do partido, presidida hoje pelo ex-vereador Edson Wamms, e pela bancada da sigla na Câmara – formada por Paulão, Farina, Sandra Soethe e Solange Ribeiro -, a agremiação frisa que “os vereadores do MDB estão unidos, não fazem oposição sistemática, mas exercem o mandato com independência, atuando fortemente na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e aprovando todos os projetos de interesse da população, especialmente para que os vultosos recursos orçamentários sejam destinados na geração de emprego e renda sustentável”.
Cooptação de vereadores
O documento prossegue afirmando que “a executiva do partido do MDB vem repudiar veementemente as tentativas dissimuladas de cooptar os únicos vereadores da oposição que buscam fiscalizar e questionar a aplicação de recursos públicos”.
Na nota, ainda é mencionado que os vereadores do MDB “vão se manter trabalhando em prol da comunidade, respeitando a vontade dos 5.126 eleitores e no firme propósito constitucional de fiscalizar e propor ou aprovar projetos que realmente tragam para o município um desenvolvimento estratégico autossustentável”.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA EXECUTIVA E VEREADORES DO MDB DE SANTA HELENA
Em resposta as afirmações do prefeito de Santa Helena Evandro Miguel Grade (Zado), veiculada pelo Jornal o Presente no último dia 15 de abril em que além de exaltar investimentos de 150 milhões em infraestrutura e asfaltos de concreto, também afirmou que o “grupo da situação está aguardando dois vereadores do MDB Paulo Zembrzuski(Paulão) e Rodrigo Farina de braços abertos” a Executiva do MDB-Movimento Democrático Brasileiro, para o bem da verdade vem esclarecer a população e eleitores o que segue:
1-Que nas últimas eleições municipais a população de Santa Helena por seus eleitores confiou ao partido do MDB a maior votação da história, 5.126 votos, elegendo quatro vereadores: prof. Sandra Soethe, Solange Ribeiro, Paulo Zembrzuski e Rodrigo Farina.
2. Que os vereadores do MDB estão unidos não fazem oposição sistemática, mas exercem o mandato com independência atuando fortemente na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e aprovando todos os projetos de interesse da população, especialmente para que os vultosos recursos orçamentários sejam destinados na geração de emprego e renda sustentável, pois como dito, “o município é muito bem servido dos royalties”, sendo que nas gestões do atual prefeito de 2018 a 2020 a arrecadação foi de R$ 640 milhões e 2021 a fev. 2022 de R$ 320 milhões e a previsão até final do mandado é receber mais 700 milhões.
3. Que como dito pelo próprio prefeito, o grupo da situação já tem a maioria dos vereadores que lhe dá sustentação sem questionamentos, assim, a Executiva do Partido do MDB vem repudiar veementemente as tentativas dissimuladas de coaptar os únicos vereadores da oposição que buscam fiscalizar e questionar a aplicação dos recurso públicos que, na sua maioria absoluta, estão sendo destinados para pagamento de pessoal, manutenção da máquina pública e reformas de estruturas e calçamentos, lamas asfálticas e agora, inclusive, com aplicação de concreto.
4- Que os vereadores do MDB vão se manter trabalhando em prol da comunidade, respeitando a vontade dos 5.126 eleitores e no firme propósito constitucional de fiscalizar e propor ou aprovar projetos que realmente tragam para o Município um desenvolvimento estratégico autossustentável, com aplicação dos privilegiados recursos dos Royalties na geração de emprego e renda, especialmente na consolidação e apliação da atividades industriais e agroindustriais e na deficiente saúde pública e, não apenas em estruturas, reformas, pessoal, manutenção da máquina pública que já consomem a maioria absoluta de todo orçamento do município e geram um círculo vicioso de mais e mais despesas que com a redução dos royalties inviabilizaria o município como um todo.
EXECUTIVA DO MDB- MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
VEREADORES: Sandra Soethe
Solange Ribeiro
Paulo Zembrzuski
Rodrigo Farina
O Presente