Com o fim do período de transição, o próximo passo é anunciar os secretários municipais em Marechal Cândido Rondon. Foi o que disse o prefeito eleito Adriano Backes em recente entrevista para a Rádio Difusora. “Primeiro vamos concluir o período de transição de governo, e na sequencia, mês de dezembro, faremos o anúncio dos primeiros nomes que formarão nosso secretariado”.
Backes foi claro quando disse que ele e o vice-prefeito eleito Vanderlei Sauer escolherão os nomes levando em consideração conhecimento técnico e político.
À partir de uma primeira notícia veiculada pela Rádio Difusora, com rumores e especulações sobre possíveis nomes para compor o novo secretariado de Marechal Cândido Rondon, aumentaram os “bochicos” nos bastidores políticos.
A lista atualizada de possíveis nomes do secretariado de Backes e Sauer é a seguinte. São nomes que circulam no meio político, porém, nada confirmado.
Secretaria Municipal de Saúde o nome apontado é da atual titular e eleita vereadora Marciane Specht.
Secretaria de Mobilidade, dois nomes estão no páreo. Inclusive os dois são sargentos aposentados da Polícia Militar e atualmente são diretores da Câmara Municipal de Vereadores: Angelo Rafaeli e Marcos Carlton Hennig.
Educação, não está descartada a permanência do atual Fernando Volpatto; ou então, a possibilidade do vereador Cristiano Mertzner, o “Suko”, que ficou na suplência na última eleição para vereador.
Esporte e Lazer o nome tido como referência é do atual secretário Diogo Schneider, o “Bolha”.
Finanças, os bastidores políticos apontam a permanência de Carmelo Daronch.
Secretaria Municipal de Cultura, a indicação da esposa do vice-prefeito eleito, Elenice Sauer.
Para a presidência da PROEM – Fundação Promotora de Eventos os nomes cotados são do atual gestor Tioni de Oliveira; do atual secretário de cultura, Junior Niszczak; do suplente a vereador Rodrigo Pulga, o Verde; do assessor parlamentar Juliano Bortolon; ou ainda de Neri Wagner.
Gestão de governo, o nome que ganhou força e dado como certo é de Gilmar Dattein.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, os caminhos indicam que assumirá Claudinho Koheler, que também era sondado para a Gestão de Governo.
Secretarias de Agricultura e de Infraestrutura, os comentários são mais tímidos: para a Infraestrutura as especulações são para a permanência de João Klein, atual titular; ou então para Pedro Rauber, que ficou na suplência de vereador.
Agricultura e Política Ambiental, os nomes são do vereador eleito Maciel Escher; ou a permanência do atual secretário Adriano Freitag.
Secretaria de Assistência Social, é dado como certo o nome de Ândria Backes.
Secretaria de Administração, o nome mais cotado é o de Adriane Vorpagel, atual diretora da pasta de Mobilidade.
Secretária de Planejamento, os comentários apontam para a vinda do do ex-prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria.
Na Procuradoria os bastidores indicam pela permanência de Douglas Gauer.
No SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto os nomes são de Anderson Loffi – atual diretor; ou então dos servidores de carreira Darci Schütz e Gerson Silva.
Também há a possibilidade da inclusão nos nomes de secretários municipais, o atual prefeito Marcio Rauber.
Esses nomes são especulações que circulam por atores políticos da cidade.
Reiteramos que em última conversa, Backes afirmou: “Vamos primeiro terminar o período de transição para depois pensar no secretariado, o que deve acontecer no início de dezembro”.
E como já estamos na metade do mês de dezembro, aumentam as expectativas para os primeiros nomes do futuro governo de Marechal Rondon.
Com Rádio Difusora