O Presente
Política

Fernando Nègre propõe instalação de polo de ensino superior a distância do IFPR em Marechal Rondon

calendar_month 20 de agosto de 2025
3 min de leitura

O vereador Fernando Nègre apresentou, na segunda (18), o requerimento n°333/2025 solicitando ao Executivo Municipal a adoção de medidas para a instalação de um polo de ensino superior a distância em Marechal Cândido Rondon, por meio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), via sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Segundo o parlamentar, já foram realizadas conversas com o reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, que sinalizou positivamente quanto à viabilidade da implantação do polo no município. A proposta visa ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito, especialmente para estudantes que enfrentam dificuldades financeiras ou logísticas para frequentar cursos presenciais em outras cidades.

O polo UAB do IFPR permitiria a oferta de cursos de graduação e especialização em diversas áreas, com qualidade reconhecida e sem custos para os alunos. Além de promover inclusão educacional, a iniciativa contribuiria para o desenvolvimento econômico e social local, fortalecendo a qualificação da mão de obra e atraindo novos investimentos.

Reajuste e ampliação de auxílio financeiro a atletas rondonenses

Os vereadores Fernando Nègre e Cristiano Luis Metzner (Suko) são autores do requerimento n° 340/2025, aprovado ontem (18), no qual propõe ao governo rondonense o cumprimento do reajuste anual previsto para o auxílio financeiro destinado a atletas, bem como a realização de estudos para ampliar os valores atualmente praticados.

A solicitação tem como base a legislação que determina que os valores do auxílio devem ser reajustados anualmente na mesma proporção e data dos tributos municipais. Segundo Nègre e Suko, entre 2020 e 2025, os reajustes não foram aplicados, o que configura descumprimento da legislação e gera prejuízos diretos aos atletas beneficiados.

A Lei nº 5.363/2022, que alterou dispositivos da legislação original, estabelece que o auxílio financeiro é limitado a R$ 1 mil por atleta para competições nacionais e R$ 2 mil para competições internacionais. No entanto, os vereadores argumentam que os valores estão defasados diante do aumento dos custos de participação em eventos esportivos e das necessidades atuais dos competidores.

Diante desse cenário, os parlamentares pedem que o Executivo Municipal promova, com urgência, a correção dos valores com base nos índices de reajuste dos tributos municipais e realize um estudo técnico e orçamentário para avaliar a viabilidade de ampliar os valores do auxílio. A medida, segundo os autores do requerimento, “é essencial para fortalecer o apoio ao esporte no município, valorizar os atletas e assegurar o cumprimento integral da legislação vigente”.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.