O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou requerimento, de autoria do vereador Fernando Nègre, que solicita ao Executivo Municipal a realização de auditoria para avaliar a aplicação dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) desde 1º de janeiro de 2015 até a presente data.
O requerimento também será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) e ao Ministério Público Estadual, reforçando a necessidade de transparência na gestão dos recursos destinados à educação básica.
“A iniciativa surge após questionamentos sobre a falta de transparência na prestação de contas do FUNDEB, além de denúncias envolvendo disparidades salariais entre professores que ingressaram pelo mesmo concurso e diferenças na aplicação dos complementos de piso para coordenadoras e diretoras”, justifica Fernando Nègre.
De acordo com ele, outro fator relevante foi a exoneração recente da até então presidente do Conselho do Fundeb, o que intensificou dúvidas sobre a administração dos recursos.
Segundo o vereador, a auditoria garantiria a aplicação correta dos valores, fortalecendo a gestão eficiente e transparente dos recursos educacionais, além de prevenir possíveis irregularidades.
Fernando Nègre solicita cópia de relatório que prevê substituição de centenas de árvores na Avenida Maripá
O vereador Fernando Négre, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo de Marechal Rondon, apresentou, segunda-feira (19), requerimento solicitando ao governo rondonense cópia do relatório técnico sobre as árvores existentes em trecho da Avenida Maripá, documento que integra o pré-projeto do projeto de revitalização da via.
O documento, que contém 117 páginas, traz detalhes sobre as 303 árvores identificadas ao longo da Avenida Maripá, no trecho entre a Rua Cerará e a Avenida Rio Grande do Sul.
Conforme aponta Fernando Négre, 247 dessas árvores estão indicadas para remoção conforme o pré-projeto de revitalização, enquanto 56 permanecerão. O relatório, segundo informado pelo secretário de Planejamento, Anderson Bento Maria, durante reunião na semana passada na Câmara de Vereadores, inclui fotografias individuais de cada árvore, suas dimensões e uma avaliação técnica sobre a necessidade de remoção ou manutenção.
De outra parte, o pré-projeto apresentado prevê o plantio de 237 novas árvores apropriadas para a arborização da avenida, em alinhamento com o plano ambiental da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável.
Segundo Fernando Nègre, a solicitação de cópia deste relatório visa garantir transparência no processo e permitir um acompanhamento técnico e fiscalização por parte do Poder Legislativo.
Fernando Nègre defende inclusão de Marechal Rondon no projeto “Expedição do Conhecimento”
Tramitou na segunda, na Câmara de Vereadores de Marechal Rondon, requerimento de autoria de Fernando Nègre. O parlamentar solicita ao governo municipal e à Itaipu Parquetec a viabilização da visita do caminhão temático do projeto “Expedição do Conhecimento” à cidade.
O vereador explica que a iniciativa itinerante leva conteúdos interativos e educativos ao público infantojuvenil, abordando temas como água, energia, ciência, sustentabilidade, meio ambiente e inovação.
Segundo Fernando Nègre, “possibilitar o acesso das crianças e jovens a essa experiência contribuiria para a formação de cidadãos mais conscientes sobre o uso responsável dos recursos naturais e a preservação ambiental”.
O projeto oferece uma abordagem lúdica e eficaz sobre eficiência energética e soluções sustentáveis, estimulando o aprendizado de maneira prática e envolvente. O vereador destaca que trazer a Expedição do Conhecimento para Marechal Rondon seria um importante avanço para a educação ambiental no município.
Fernando Nègre sugere estações de hidratação em pontos turísticos de Marechal Rondon
O vereador Fernando Nègre apresentou, indicação em que propõe à Prefeitura de Marechal Rondon a implantação de estações de hidratação em locais turísticos e de grande circulação na cidade.
“A proposta visa oferecer água potável fria e quente, bebedouros para pets e um jato de água refrescante, proporcionando mais conforto e bem-estar para moradores e visitantes”, explica.
Fernando Nègre destacou que conheceu uma estação semelhante no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, fruto de um projeto desenvolvido pelo Itaipu Parquetec, que demonstrou ser uma solução inovadora e sustentável de grande utilidade pública.
O vereador sugere que o Executivo Municipal avalie a aquisição ou realização de parcerias para viabilizar a instalação dessas estações, promovendo mais saúde, acessibilidade e sustentabilidade.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp