O vereador Fernando Nègre na sessão ordinária da segunda-feira (16), apresentou o Requerimento nº 260/2025, ao qual solicita ao Prefeito Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarecimentos sobre as adequações recomendadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) voltadas a área da saúde mental.
Segundo o vereador, é essencial saber quais providências foram adotadas pelo Executivo Municipal em relação às orientações emitidas pelo órgão de controle, que recentemente apontou falhas e oportunidades de melhoria na prestação de serviços em diversos municípios paranaenses, incluindo Marechal Cândido Rondon.
“A prestação de serviços voltados ao atendimento à saúde mental precisa ser tratada com seriedade e planejamento. O TCE-PR apontou caminhos, e agora queremos saber como a administração municipal está se adequando”, destacou Fernando Nègre.
O requerimento reforça a importância de transparência, fiscalização e controle social, especialmente diante do aumento da demanda por serviços de saúde mental após a pandemia da COVID-19.
“Não basta reconhecer o problema é preciso agir. Nossa população precisa de atendimento digno, humano e acessível”, afirmou o vereador.
Agora, o requerimento segue para análise do Executivo Municipal, que deverá encaminhar as informações à Câmara Municipal de Vereadores dentro prazo regimental.
Vereador Fernando Nègre solicita esclarecimentos sobre estrutura e funcionamento das UBSs de Marechal Rondon
O vereador Fernando Nègre protocolou, na sessão ordinária de segunda-feira (16), três requerimentos direcionados ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando esclarecimentos que envolvem desde mudanças estruturais até medidas de ampliação do horário de atendimentos, das UBSs.
Ampliação de horário nas UBSs
No Requerimento nº 263/2025, o vereador Fernando Nègre solicita informações sobre a existência de estudos ou planejamentos voltados à ampliação do horário de funcionamento das UBSs do município. A medida tem como principal objetivo facilitar o acesso da população que trabalha em horário comercial e, por isso, enfrenta dificuldades para agendar ou comparecer às consultas médicas.
O documento também questiona a possibilidade de adoção de novos turnos até às 19 horas ou 22 horas, bem como a previsão de impacto financeiro e a necessidade de ampliação do quadro de servidores para garantir a manutenção do atendimento com qualidade.
“É fundamental adaptar o serviço público à realidade de quem depende dele. Muitos trabalhadores acabam ficando sem atendimento por conta dos horários atuais das UBSs”, destacou Nègre.
Nova UBS para o Bairro Vila Gaúcha
A visita técnica à atual Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Gaúcha demonstrou a precariedade do local e com isso motivou o Requerimento nº 262/2025. Nègre aponta que a unidade atende cerca de 5 mil moradores, mas enfrenta sérias limitações estruturais, o que compromete tanto o atendimento quanto as condições de trabalho dos servidores.
O requerimento solicita informações sobre a existência de estudos, projetos ou ações que contemplem a construção de uma nova UBS na região do bairro. Também questiona se a demanda será incluída no Plano Plurianual (PPA) ou na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Retirada das autoclaves das UBSs
Já o Requerimento nº 261/2025 busca esclarecer os motivos que levaram à retirada das autoclaves sendo estes equipamentos utilizados para esterilização de materiais odontológicos das unidades básicas de saúde. O vereador Fernando Nègre destaca que, anteriormente, o processo era feito internamente nas UBSs, garantindo maior agilidade e eficiência. Atualmente, o serviço passa por terceirização, o que tem causado dúvidas quanto à qualidade do atendimento e aos custos envolvidos.
O documento solicita, entre outros pontos, a cópia do contrato com a empresa terceirizada, além de um relatório técnico que justifique a mudança.
“Precisamos entender o que motivou a retirada desses equipamentos essenciais. É nosso dever fiscalizar e garantir que o serviço público funcione da melhor forma possível”, afirmou Fernando Nègre.
Os três requerimentos seguem agora para análise e resposta por parte da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. O vereador reforça que continuará acompanhando de perto as demandas da saúde pública, cobrando soluções concretas para os problemas enfrentados pelos rondonenses.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp