Encerradas a posse dos nove vereadores eleitos à legislatura 2021/2024 no município de Mercedes e da composição da mesa diretora do Poder Legislativo para o biênio 2021/2022, na manhã desta sexta-feira (01), foi a vez do prefeito e do vice eleitos Laerton Weber (DEM) e Alexandre Graunke (Patriota) serem empossados nos respectivos cargos de chefes do Executivo Municipal.
Em Mercedes, todavia, houve uma situação diferente de outros municípios da região. Isso porque James Blausius, eleito suplente pelo Patriota, tomou posse como vereador em substituição à professora Lenir Schmidt, eleita para o cargo, mas que faleceu no Dia de Natal (25 de dezembro).
Nos seus discursos de posse, cujo ato ocorreu na Câmara de Vereadores de Mercedes, Weber e Graunke reforçaram que o governo 2021/2024 será marcado por ações construtivas. Eles foram eleitos pela oposição e encerraram um ciclo de quatro governos do mesmo grupo, que teve como prefeitos Wilson Schwantes (MDB) e Cleci Loffi (PSD). Os novos mandatários enalteceram que o governo será a todos os cidadãos mercedenses.
AÇÕES CONSTRUTIVAS
“Fizemos campanha construtiva, falando de propostas. Agora faremos um governo aberto, amplo e para todos. Reconheceremos a todos os cidadãos que residem aqui. Todos os mercedenses serão respeitados pela nossa gestão”, disse em seu discurso de posse o vice Graunke, acrescentando: “Trabalharemos com o propósito de melhorar a cada dia, evoluir e fazer nossa cidade melhor”.
Há algumas semanas Graunke foi anunciado pelo prefeito Weber como secretário municipal de Saúde, por ter atuação profissional há muitos anos no setor. “Assumo a Secretaria de Saúde e trabalharei duro para proporcionar uma Saúde com muita eficiência, pensando no bem-estar da população. Como vice assumo junto do prefeito o dever de atender as necessidades da nossa população”, enaltece.

SABEDORIA
Ao iniciar seu pronunciamento de posse, o prefeito Weber agradeceu familiares e a população pela confiança no processo eleitoral de 15 de novembro. “Refletindo a analisando o trajeto identifico alguns pilares. Estou aqui por valores que trago de berço, de família. As urnas falaram e o povo, pela vontade expressada em cada voto, pediu mudanças para um governo no qual o cidadão tenha voz, para que o governo seja para todos, que haja uma nova forma de governar, com transparência, humildade e sabedoria. Não vamos pensar apenas no hoje, mas no amanhã também”, expôs.
“Tivemos muita firmeza para formar nossa equipe. Cada funcionário público deve servir e trabalhar para toda a população”, disse Weber, emendando: “Daremos liberdade para nossos secretários decidirem com suas equipes. Nossa longa caminhada começa com cautela, dando os primeiros passos. Como agricultor sei das dificuldades do setor e como empresário sinto na pele as dores dos comerciantes”.
O novo prefeito cita que o novo governo estará comprometido a todo instante em plantar boas sementes e atender com responsabilidade os anseios da comunidade. “Peço a Deus muita sabedoria, comprometimento e que esqueçamos o lado político, pois todos são mercedenses”, pontua.
Weber destacou a trajetória correta de vida da professora Lenir Schmidt, eleita vereadora e que faleceu há uma semana. “Teríamos a presença da companheira e professora Lenir, mas Deus a chamou. Seremos gratos a tudo o que ela fez ao nosso grupo e a Mercedes. Ela mostrou que a política pode ser feita de forma diferente, de maneira correta. Assim vamos ao trabalho”, concluiu o prefeito de Mercedes.
O Presente