O governador Carlos Massa Ratinho Junior garantiu, nesta quarta-feira (19), a liberação de recursos para o recapeamento da pista do Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho, em Toledo. A obra, que é uma das prioridades para o município, exigirá um investimento de mais de R$ 10 milhões. A confirmação dos recursos foi feita pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante evento na Prefeitura de Toledo, onde também foram anunciados outros importantes avanços em obras estruturantes para a cidade.
O evento, que contou com a presença de autoridades locais, teve como um dos destaques o estágio atual das obras de duplicação da Avenida Egydio Munareto. Além disso, foi anunciada a obtenção de recursos junto à classe empresarial e aos produtores rurais para a execução do anteprojeto da duplicação da PR-317, trecho entre o anel viário e o limite com o município de Ouro Verde do Oeste. A expectativa é que esses investimentos tragam melhorias significativas à infraestrutura local e fomentem o desenvolvimento da região.
A necessidade de recapeamento da pista do aeroporto foi comunicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) à Prefeitura de Toledo, após vistoria técnica realizada no local. O prefeito Mario Costenaro relatou que o processo foi conduzido com agilidade. Ele imediatamente informou o secretário Sandro Alex sobre a situação, que, por sua vez, entrou em contato com o governador. Em poucas horas, Ratinho Junior confirmou a liberação dos recursos, permitindo o avanço da obra, essencial para a retomada de voos comerciais no aeroporto.
Sandro Alex também destacou a importância de garantir a qualidade do aeroporto, lembrando que a execução das melhorias indicadas pela Anac é fundamental para o restabelecimento das operações comerciais. A obra de recapeamento da pista, assim como os demais projetos em andamento, fazem parte de um esforço maior do governo estadual para melhorar a infraestrutura de Toledo e da região Oeste do Paraná.
O planejamento de melhorias para o município também inclui a duplicação do anel viário, entre os trevos da PR-585 (São Pedro do Iguaçu) e PR-317 (Ouro Verde do Oeste/Santa Helena), ações que, juntas, visam modernizar a malha rodoviária e facilitar o escoamento de produção e o acesso à cidade.
Com esses investimentos, Toledo avança na busca por um desenvolvimento sustentável e no fortalecimento de sua infraestrutura, com benefícios diretos para o setor aéreo, o transporte rodoviário e a economia local.
Presenças
Participaram do evento em Toledo o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri; o vice-prefeito Lucio de Marchi; o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle; o líder do Governo na Câmara Municipal, Chumbinho Silva; o representante do gabinete regional do deputado federal Dilceu Sperafico, Vanderlei Queiroz; vereadores, secretários e empresários, entre eles, o presidente do Biopark, Victor Donaduzzi; o presidente do Grupo Bedinsat, Marcio Bedin; e o diretor da Imobiliária HBrasil, Pedro Pereira de Oliveira; e o ex-prefeito Derli Donin, representante do líder do Governo na Alep em Toledo e coordenador, em caráter de colaboração, para a execução dos anteprojetos das obras estruturantes.
Com Viver Toledo