Fale com a gente

Política Entrevista à ADI-PR

“Governo e deputados não abrirão mão de pedágio 50% mais barato”, afirma Bakri

Publicado

em

Líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri: “O trabalho de sucesso que desempenhamos até aqui é feito a muitas mãos, sob o comando do governador e com a participação dos secretários e dos deputados focados no objetivo comum de melhorar a vida dos mais de 11 milhões de paranaenses. É isso que nos move todos os dias” (Foto: Divulgação)

Líder do governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) diz encerrar 2020 com o sentimento de dever cumprido. Em entrevista exclusiva para a Associação dos Jornais e Portais de Notícias do Interior do Paraná (ADI-PR), o parlamentar destaca que a Casa teve papel fundamental para garantir agilidade na implementação das medidas de combate ao coronavírus no Paraná em várias frentes: salvar vidas (a principal delas), manter empregos e auxiliar os mais vulneráveis. Além disso, ele enaltece que o Legislativo destinou recursos para a abertura de leitos hospitalares, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Bakri ressalta ainda as dezenas de projetos aprovados sem relação com a pandemia, mas também relevantes para o Estado, como a implantação de 215 colégios cívico-militares, a continuidade da Tarifa Rural Noturna e a redução em 50% da taxa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) para registro de veículos financiados. “Os 43 deputados da base aliada trabalharam dia e noite para amenizar os efeitos da Covid-19 no Paraná e, ao mesmo tempo, não deixaram os demais setores do Estado sofrerem qualquer tipo de paralisia, sob pena de prejudicar ainda mais os paranaenses”, frisa Bakri.

 

ADI: Com os ajustes e enxugamentos feitos na máquina estatal em 2019, projetava-se para 2020 um ano muito promissor para o Paraná. Mas, veio a pandemia. Como os deputados atuaram nessa correção de rota?

Hussein Bakri (HB): Para este ano, o governador Ratinho Junior tinha metas ambiciosas, como, por exemplo, o banco de projetos para colocar em prática grandes obras de infraestrutura no Paraná. Mas planejamentos como esse deram lugar à preocupação absoluta que continua sendo salvar vidas de paranaenses. E, desde o início, a Assembleia foi parceira do Executivo na aprovação de projetos, nos debates sobre que caminhos seguir e na destinação de verba para ações durante a pandemia.

 

ADI: Que medidas o senhor destacaria nessa articulação conjunta com o governo no enfrentamento ao coronavírus?

HB: São muitas, mas é preciso destacar algumas como o pacote social de R$ 400 milhões e o econômico de R$ 1 bilhão, lançados ainda em março; a distribuição de kits da merenda escolar a 230 mil alunos de famílias mais carentes; as teleaulas para um milhão de estudantes; a proibição do corte de luz, água e gás para os mais vulneráveis; e o Cartão Comida Boa, que permitiu a compra de um milhão de cestas de alimentos a inscritos em programas sociais.

 

ADI: Como foi conciliar a urgência na aprovação dos projetos relacionados à pandemia, a necessidade de votar pautas das outras áreas do Estado e ainda se adaptar às votações virtuais?

HB: Confesso que foi uma loucura. Todos os projetos passam pela Liderança do Governo, que tem o papel de filtrá-los e debatê-los sempre no sentido de buscar textos consensuais no aspecto político e jurídico. Além disso, a sessão on-line impede aquele contato mais próximo para discutir emendas, correções, melhorias aos projetos. Mas, graças a Deus, tivemos êxito em todas as votações, na agilidade de aprovações, na formatação de textos amplamente debatidos e, sobretudo, nos expressivos placares de votação. Temos uma base consolidada de 43 deputados, a quem agradeço pelo empenho e dedicação ao longo do ano, e isso dá muita tranquilidade para o governador, que sabe que pode contar com a Assembleia em todos os momentos.

 

ADI: Em meio a isso, o senhor acabou contraindo o coronavírus. Como foi esse período?

HB: Em primeiro lugar, é importante ressaltar a importância dos cuidados como máscara, distanciamento, álcool gel. Eu sempre segui todos eles e, ainda assim, contraí a doença não sei de qual pessoa, em que local, nada. Cumpri o isolamento com mal-estar, dores no corpo e na cabeça, febre, mas não tive complicações respiratórias, nem pulmonares. Na verdade, o que mais abala é o seu psicológico, sem saber como a Covid-19 vai evoluir no seu organismo. Por isso, reforço a todos que não se descuidem dos protocolos sanitários.

 

ADI: Além das votações em plenário (virtual), os deputados têm suas responsabilidades com os municípios, sendo elo com o Governo do Estado por obras e investimentos…

HB: Esse é um ponto que para muitos pode passar despercebido, mas é vital para o desenvolvimento das 399 cidades do Paraná. Quase 85% dos nossos municípios têm menos de 30 mil habitantes e um orçamento insuficiente para fazer frente às demandas da população. Por isso, a parceria com o governo é decisiva para tirar do papel obras e projetos, adquirir equipamentos, etc. E essa relação terá de ser ainda mais estreita em 2021, quando a arrecadação das prefeituras deve cair muito, ainda sob o impacto da pandemia.

 

ADI: A pandemia deve continuar sendo a principal pauta na Assembleia?

HB: Até que as vacinas possam, de fato, imunizar os paranaenses, todos os esforços estarão voltados para conter o avanço do vírus e também articular ações de estímulo à economia. Mas há um outro tema que assombra o Paraná há quase 25 anos: o pedágio. Os atuais contratos vencem em novembro do ano que vem e o governador Ratinho Junior vem tratando desse assunto com a União desde o início do mandato. As novas concessões terão de baixar o preço em até 50% e garantir a execução das obras nos primeiros anos do contrato. Os deputados e o governo não abrirão mão disso.

 

ADI: Como o senhor avalia esses dois primeiros anos numa função tão importante como a de líder do Governo na Assembleia?

HB: Com extrema humildade e pés no chão. O trabalho de sucesso que desempenhamos até aqui é feito a muitas mãos, sob o comando do governador Ratinho Junior e com a participação dos secretários de Estado e dos deputados focados no objetivo comum de melhorar a vida dos mais de 11 milhões de paranaenses. É isso que nos move todos os dias.

Hussein Bakri: “Até que as vacinas possam, de fato, imunizar os paranaenses, todos os esforços do governo e da Assembleia estarão voltados para conter o avanço do vírus e também articular ações de estímulo à economia” (Foto: Divulgação)

 

 

Por ADI-PR

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente