A Justiça Eleitoral de Marechal Cândido Rondon publicou nesta quinta-feira (8) o edital que oficializa a retotalização dos votos da eleição proporcional de 2024, procedimento que deve alterar a composição da Câmara Municipal. A cerimônia está marcada para o dia 23 de janeiro, a partir das 14 horas, no Fórum Eleitoral do município.
O despacho é assinado pelo juiz da 121ª Zona Eleitoral, Clairton Mário Spinassi. Conforme o edital, poderão acompanhar a cerimônia representantes de partidos políticos, federações, coligações e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A retotalização dos votos ocorre em razão da cassação da chapa da Federação Brasil da Esperança, o que implica na desconsideração dos votos atribuídos aos dez candidatos que concorreram pela federação. Com isso, haverá a recalculação do quociente eleitoral e a redefinição das vagas do Legislativo municipal.
Embora a oficialização do resultado só ocorra após a cerimônia do dia 23, a decisão judicial indica que a vaga atualmente ocupada por Fernando Nègre (PT) deverá ser destinada a Fábio Fockink (PL), conhecido como Policial Fábio, que figurava como primeiro suplente e foi diretamente beneficiado com a nova configuração dos votos. A cassação da chapa teve como fundamento a fraude à cota de gênero.
Após a retotalização, o juiz eleitoral deverá comunicar formalmente a Câmara Municipal sobre a alteração na composição do Legislativo, possibilitando a convocação do novo vereador para posse.
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon estão previstas para serem retomadas no dia 2 de fevereiro, já com a nova composição definida.
O Presente com Blog do Jadir
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp