O Presente
Política

Legislativo aprova projeto de lei que declara Apomar como entidade de utilidade pública

calendar_month 26 de março de 2025
1 min de leitura

Por unanimidade e em definitivo, o Poder Legislativo aprovou na última segunda-feira (24) o Projeto de Lei 3/2025, de autoria do vereador Luis Carlos Silva (Carlinhos), a matéria declara de utilidade pública municipal a Associação dos Pomeranos de Marechal Cândido Rondon (Apomar).

A Apomar, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 19 de junho de 2017.

Entre suas finalidades está zelar e perpetuar a cultura entre familiares e associados, com sua fala, lendas, músicas, costumes e tradições; bem como promover com agremiações congêneres a difusão cultural pomerana, inclusive através de encontros, reuniões e festas.

Entre as várias atividades da entidade, merece destaque a Pomerfest (Festa dos Pomeranos), que este ano chegou à sétima edição.

A imigração pomerana para o Brasil ocorreu no século 19, quando cerca de 30 mil pessoas deste grupo étnico vieram para o país.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais descendentes de pomeranos, tendo aproximadamente 300 mil pessoas, atrás apenas dos Estados Unidos.

A língua pomerana é falada em cinco Estados brasileiros, principalmente no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.