Fale com a gente

Política Construção política

Lideranças estruturam o partido Avante em Marechal Rondon

Publicado

em

Paulo Cordova, Roseli Scherer e Davi Schreiner em visita ao O Presente: “A filosofia que nos une é desenvolver ações que atendam a população, tragam as pessoas para dialogar e somar para ter uma gestão pública voltada ao bem comum com transparência” (Foto: Joni Lang/OP)

Um grupo de lideranças está à frente da criação do partido Avante no município de Marechal Cândido Rondon. A sigla surgiu no ano de 1989, sob o nome de PTdoB, tendo sido reorganizada em 2017, passando a se chamar Avante. O número da legenda é o 70.

Em visita ao O Presente para anunciar a criação e estruturação do partido no município, o diretor do campus rondonense da Unioeste, Davi Félix Schreiner, a empresária Roseli Scherer e o cabo do Corpo de Bombeiros Paulo Cordova enalteceram que a sigla foi uma das 21 a atingir a cláusula de barreira nas eleições de 2018, tendo eleito 22 deputados, dos quais sete federais e 15 estaduais. “O partido se centra na democracia, no entanto, o que nem sempre se vê nos partidos é o diálogo. O Avante procura um país sustentável e justo, uma economia forte com governo que atue para a população mostrando cidadania para chamar essa população à participação na vida partidária”, expõe Schreiner.

As premissas do partido são a defesa da democracia, pluralidade de ideias, diálogo, trabalhismo, solidariedade, desenvolvimento econômico sustentável e desenvolvimento social do país. “A filosofia que nos une é desenvolver ações que atendam a população, que tragam as pessoas para dialogar e somar para ter uma gestão pública voltada ao bem comum com transparência”, frisa ele.

Os líderes da sigla no município rondonense comentam que nos diferentes segmentos sociais e setores há pessoas com muita vontade de se envolver na vida pública, contudo não participam devido ao modo como os partidos são construídos. “No Avante as pessoas participam do ponto de vista da ação e não apenas do voto para que o partido não seja apenas um representante, mas, sim, que faça a população participar das discussões”, enaltecem os líderes.

 

INCLUSÃO

Schreiner diz que a polarização extrema é ruim e equívoca por não congregar as pessoas na política e nem em lugar algum. “Por isso, pilares como diálogo e mediação se tornam fortes para construir um grupo que não elimina ideias e posições, todavia que em seu estatuto se afirma enquanto um partido plural que atenta e cuida das diversidades, portanto não há rotulação e nem exclusão. A política, aliás, deve se pautar pela inclusão”, pontua, emendando que “as pessoas não querem polarização, contudo a boa política, com boas práticas na gestão com transparência e um governo que realmente trabalha em prol da população”.

Os três líderes enfatizam que a sigla chega a Marechal Rondon apoiada pelo líder do governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri (PSD). “Se nosso grupo não tivesse representatividade com o deputado Hussein o mesmo não teria trazido recursos no município que ultrapassam R$ 1 milhão, na área de Educação, e na Secretaria de Saúde, além da entrega do moderno caminhão ao Corpo de Bombeiros. A equipe do Avante em Marechal Rondon se projeta no sentido de somar e dialogar. Quando há dialogo é estabelecida a igualdade com os diferentes; a política é feita assim. À medida que há diálogo com diferentes setores, há possibilidade de construir coisas boas e a população quer e merece participar deste processo”, ressaltam.

 

CONSTITUIÇÃO

No que tange à direção do partido, Schreiner comenta que a comissão provisória está sendo formada com serenidade. “Há muita qualidade das pessoas na sigla que atuam em diferentes segmentos e instituições e estão dispostas a ajudar. À medida que vemos receptividade muito boa, há grande expectativa de criar um partido forte pela forma como se constitui por meio de um caminho próprio. Pela força, vamos trilhar o caminho para ter candidaturas próprias, o que vai ocorrer adiante com maturidade e muita conversa”, pontua.

Embora não estejam definidos os ocupantes dos cargos de presidente, vice e outros, a possibilidade é de que a líder do Avante em Marechal Rondon seja uma mulher e o nome indicado é o da empresária Roseli Scherer. “Nossa ideia é unir forças e acrescentar as ideias das pessoas para trabalhar atendendo pessoas, aproximando o partido de pessoas, das lideranças e dos representantes. Neste caso, a minha função tende a ser atuar como ouvidora para criar uma base e fortalecer o partido no município”, menciona.

A sigla também não pretende se situar, ao menos por enquanto, entre situação e oposição.

Tendo em vista o projeto amplo e coletivo de atender pessoas, que, conforme frisam, é a finalidade da existência da política, o bombeiro Paulo Cordova informa que o partido terá como tripé saúde, segurança e educação, além do olhar aos demais setores, entre eles o da agricultura. “Estamos organizados entre os filiados por advogados, empresários, médico, pedreiro, enfim, representantes de todos os segmentos profissionais”, destaca. Além disso, no município o Avante não possui entre os filiados nenhum vereador, ex-vereador, prefeito, ex-prefeito, secretário ou ex-secretário. “Não por desmerecimento, pois essas pessoas são muito importantes, mas devido à proposta de opção. O partido vem para buscar e aglutinar pessoas que tinham sentimento de ter voto, porém não tinham voz”, enfatiza.

De acordo com os líderes, a sigla trabalhará fortemente na participação das mulheres e da juventude. “Vemos na força da juventude um meio importante para almejar política de fato voltada à população. Vamos englobar terceira idade e primeira infância, prova do olhar amplo no sentido da inclusão de todos e de todas”, concluem.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente