Política Indicação

Lula é indicado ao Nobel da Paz e diz: “não sei se mereço”

Ex-presidente foi indicado ao prêmio por ativista argentino

Foto: Reuters

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre sua indicação ao Nobel da Paz, nesta terça-feira (13), e disse “não saber” se merece o prêmio.

A declaração foi dada em entrevista à Rádio Cultura , de Foz do Iguaçu. “Eu sinceramente não sei se mereço. É sempre gratificante quando as pessoas lembram de gestos de solidariedade. Mas deve ter gente mais importante que eu no mundo para merecer isso” afirmou.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Lula foi indicado ao Nobel pelo ativista e escultor argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio em 1980. O Parlamento do Mercosul também apoiou a indicação do ex-presidente.

De acordo com Esquivel, a escolha por Lula foi por conta de sua atuação no governo, que tirou “milhões de pessoas da situação de pobreza extrema e aumentou o índice de desenvolvimento humano”.

No entanto, o ex-presidente foi condenado recentemente em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e pode começar a cumprir a pena em breve.

O vencedor do Nobel da Paz é anunciado em outubro e, em 2017, o prêmio ficou com a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.

Com informações Portal Terra

TOPO