O Presente
Política

“Meu nome está à disposição para pré-candidatura”, confirma João Laufer

calendar_month 11 de abril de 2020
5 min de leitura

Faltando cerca de seis meses para a eleição municipal de outubro – isso se não houver um eventual adiamento em razão da pandemia de coronavírus -, alguns cenários começam a ficar mais claros para a disputa eleitoral.

Na última sexta-feira (03), muitos secretários municipais se desincompatibilizaram de seus cargos para estarem aptos como pré-candidatos. Dentre eles está o vice-prefeito de Quatro Pontes, Tiago Hansel (DEM), que deixou a Secretaria de Administração e Planejamento.

O democrata já havia declarado há algumas semanas a sua pretensão em novamente concorrer à majoritária. Desta vez, é o prefeito João Laufer (MDB) que confirma ao Jornal O Presente que é pré-candidato à reeleição.

A tendência é que a dobradinha seja mantida para o pleito de outubro, mas o gestor emedebista frisa que ainda não há uma definição. Conforme Laufer, o objetivo é reunir todo o grupo quando a pandemia passar para que haja unanimidade na escolha. Confira.

 

O Presente (OP): Na sexta-feira (03) aconteceram as desincompatibilizações. Quem deixou o governo e quem deve assumir os cargos?

João Laufer (JL): No primeiro escalão quatro secretários deixaram suas pastas: o vice-prefeito saiu da Secretaria de Administração e Planejamento; o Carlos Becker da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes; Silvestre Rohden da Secretaria de Finanças; e Marco Antonio Wickert da Saúde. Como tem a indefinição em relação às eleições, não vou nomear ninguém ainda, pois não sabemos o que vai acontecer. Se por acaso ocorrer uma reviravolta na eleição, vamos chamar de volta estes secretários. Portanto, como não sabemos o que vai acontecer, precisamos aguardar. De forma interina vamos deixar alguém responsável, mas por enquanto não faremos nomeação direta.

 

OP: Qual o prazo que o senhor acha viável aguardar até fazer a nomeação?

JL: No máximo 30 dias. Vamos aguardar 30 dias para saber se haverá uma resposta em relação à eleição. Acredito que até 02 de maio já tenha essa definição e poderemos tomar essa decisão.

 

OP: O vice-prefeito se desincompatibilizou por ser pré-candidato. E o senhor, já definiu se pretende disputar a reeleição?

JL: Não definimos ainda. Agora iríamos reunir o grupo político para conversar, mas com a pandemia foi preciso segurar. Vamos nos reunir para decidir quem serão os candidatos. Esperamos unanimidade no grupo. Se tiver vamos aceitar. Não precisa ser exatamente João e Tiago, podem ser outros nomes. O que está se desenhando é essa dupla, mas não está nada definido.

 

OP: Mas o seu nome está à disposição?

JL: Meu nome está à disposição para pré-candidatura, mas precisamos do apoio de todos do grupo.

 

OP: O que falta para haver a definição? É o apoio dos demais partidos?

JL: A maioria está de acordo, mas não conversamos com todos. Antes de decidir algo, gostaria de fazer uma reunião com todos os possíveis candidatos a vereador. Pretendemos reunir todo o grupo, do MDB, do Democratas, PP e demais partidos, como PSL, que estão conosco hoje.

 

OP: O grupo é composto hoje por MDB, DEM, PP e PSL?

JL: Estamos conversando com o PSL e tem mais dois partidos que estão em negociação para vir conosco e fortalecer o grupo.

 

OP: Com o fim da coligação na proporcional, quais partidos de situação devem lançar chapa para vereador?

JL: Bem provável que seja o MDB e o Democratas. Esperamos que os dois lancem chapa completa.

 

OP: Qual expectativa que o grupo almeja alcançar na eleição da Câmara? Trabalha-se com algum número de projeção de eleitos, por exemplo?

JL: Trabalhamos em cima de votos. No entanto, não temos essa certeza, pois não sabemos hoje quanto será a legenda, se vai ter mais candidatos ou não.

 

OP: O coronavírus pegou muitos gestores públicos de surpresa. Diante da pandemia, o município coloca um pé no freio em termos de investimentos?

JL: Certamente todos os prefeitos precisam fazer isso. Temos que ver o que vai acontecer lá na frente com a arrecadação. Sei que os governos estadual e federal estão ajudando um pouco os municípios. As obras que estão em andamento vamos concluir, mas para iniciar novas obras teremos que contar até três primeiro. Vamos colocar o pé no freio, como todos os prefeitos devem fazer. Isso é um pedido inclusive da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) na reunião que tivemos, para que todos tenham cuidado de não onerar os cofres públicos para frente. Fico muito sentido com isso, pois as nossas atividades estão paradas e o comércio fechado. Estou bem preocupado com o que vai acontecer para frente. Esperamos que logo se recupere e as pessoas possam voltar à vida normal. O que mais me preocupa é o setor produtivo do município, que está parado. Estamos fazendo de tudo, inclusive conversando com a Promotoria, para vermos o que é possível fazer visando voltar ao normal, mas com os devidos cuidados. Outro aspecto que preocupa é que para as indústrias que almejam se instalar em Quatro Pontes, precisamos de licenciamento ambiental, precisamos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), do Cartório, e está tudo parado. Provavelmente as indústrias já estariam começando as obras no município, mas agora houve um adiamento diante do problema mundial.

 

OP: A prefeitura já tem um balanço do mês de março em relação à arrecadação?

JL: Até o momento não. Não sabemos ainda a proporção, mas com certeza vai cair para todos os municípios. Vamos colocar o pé no freio e onde poderemos cortar um pouco, vamos precisar cortar. Porém, os serviços considerados essenciais continuam normais. Inclusive no setor de saúde, se precisar de mais investimentos, vamos investir.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.