Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcel Micheletto (primeiro vice-presidente da Casa) fez um relato de sua recente participação em Missão Oficial ao Japão e à Coreia do Sul.
Ao lado do governador Ratinho Junior e outras autoridades, além de adidos empresariais de empresas paranaenses que produzem proteína animal, Micheletto representou o Legislativo e evidenciou o potencial que as cooperativas do Estado possuem para exportação de carne e derivados.
“Devemos enaltecer a corajosa decisão do governador Ratinho Junior, com apoio da Comissão de Agricultura desta Casa – que promoveu audiências públicas explicando a importância deste ato – em viabilizar que o Paraná se tornasse livre de febre aftosa sem vacinação, em 2021. Mais de 65% do mercado internacional não comprava carne do Paraná por causa dessa situação. Hoje, o cenário se inverteu: várias empresas estão procurando as indústrias paranaenses, como a Frimesa, que possui em Assis Chateaubriand o maior frigorífico de suínos da América Latina”, disse Micheletto.
Para o deputado, o reforço nas exportações é benéfico para todos. “É uma ação que gera empregos, tributos e qualidade de vida, onde os investimentos estão sendo feitos e também em seu entorno”. Segundo ele, os visitantes da Foodex Japan 2023, uma das maiores feiras de alimentos do mundo, tiveram a oportunidade de conhecer, de forma definitiva, a qualidade e a sanidade dos produtos do Estado.
Micheletto disse ainda que oportunidades de novos contratos surgiram com empresas japonesas, muitas delas com investimentos já consolidados no Estado, como a Sumitomo Rubber, que produz os pneus Dunlop, e que anunciou investimentos em sua planta industrial superiores a R$ 1 bilhão. “Falamos também sobre as oportunidades que a nova Ferroeste trará para aprimorar ainda mais a logística de exportação dos nossos produtos para mercados do Oriente”.
A comitiva esteve também no Ministério da Agricultura do Japão, mostrando a pujança cooperativismo do Paraná e as oportunidades que o estado tem de manter relações comerciais interinstitucionais de alto nível com aquele país. “Faço uma saudação especial ao deputado federal Luiz Nishimori, que agiu como um verdadeiro embaixador e facilitou o diálogo entre ambas as partes”. Micheletto disse que o Paraná está crescendo e gerando oportunidades. “O Paraná tem pressa e quer continuar avançando”, conclamou.
Com assessoria