Fale com a gente

Política Reunião com deputados

Ministro da Infraestrutura diz que novas concessões de rodovias do Paraná não terão outorga

Publicado

em

(Foto: Agência Brasil)
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, afirmou, em uma reunião com deputados do Paraná na quarta-feira (24), que as novas concessões de rodovias do estado não terão mais pagamento de outorga.

“A proposta da não outorga foi acolhida, ou seja, teremos todos os recursos dentro dos projetos e isso com certeza vai amortecer o o impacto tarifário”, afirmou o ministro.

Outorga é um valor pago como um dos critérios em uma licitação. No caso do modelo proposto para o Paraná, ele é um critério de desempate entre as empresas que oferecerem o menor preço para os pedágios.

Segundo o ministério, anteriormente, o modelo discutido para as novas concessões de rodovias do Paraná previa que parte do valor fosse pago para o governo federal.

As concessões atuais valem até novembro de 2021, e audiências públicas discutem o novo modelo.

 

Entidades questionam

Entidades e representantes do setor produtivo questionam que o valor ainda está previsto para ser pago no modelo proposto, já que a medida prevê que o valor seja pago, mas revertido para investimentos nas rodovias estaduais.

“Todas as manifestações foram contrárias ao modelo de outorga. Nós não concordamos com o modelo híbrido, ainda que tenha vindo essa decisão do ministro de converter a outorga em favor das rodovias paranaenses”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, Cássio Telles.

Entidades e deputados participaram da audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) e pediram que o modelo fosse alterado para o de menor tarifa.

“Além de limitar o maior desconto, o modelo híbrido exige a disputa pelo maior valor de outorga, o que será levado em consideração tanto quanto na estipulação do valor da tarifa na elaboração da proposta do empresário. É claro que quem paga outorga repassa isso ao usuário”, afirmou Telles.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura informou que segue valendo um “valor de desempate” na proposta do valor do pedágio, e que esse dinheiro será usado para a rodovia.

Nas redes sociais, o governador Ratinho Junior comemorou as declarações dadas pelo ministro e que aguarda a apresentação do novo modelo.

“100% dos recursos da nova concessão do pedágio serão aplicados no estado, para favorecimento dos usuários! Sem outorga!”

Nova concessão

A promessa da proposta é de que as tarifas fiquem até 67% mais baratas para carros de passeio, e 63% menores pra veículos comerciais, mas o leilão deve ser feito por modelo híbrido, que ainda gera dúvidas.

Se houver outorga, metade dos recursos fica com a União, e a outra metade deve virar investimentos no projeto. O modelo possui as seguintes propostas:

  • Duplicação de 1.783 quilômetros de rodovias
  • Implementação de 253 quilômetros de faixas adicionais
  • 104 quilômetros de terceira faixa
  • Construção de dez contornos urbanos

Os contornos estão localizados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Califórnia, Itaúna do Sul, Londrina, Maringá, Marmeleiro e Ponta Grossa. A maioria das obras deverá ser entregue até o sétimo ano dos contratos.

Veja, abaixo, a distribuição das rodovias e trechos em cada lote do projeto:

  • Lote 1: trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, com extensão total de 473,01 km;
  • Lote 2: trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855, com extensão total de 575,53 km;
  • Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km;
  • Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km;
  • Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km;
  • Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km.

Para a execução de todas as melhorias e inovações previstas serão necessárias 42 praças de pedágio, sendo que 27 já se encontram em atividade.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente