Fale com a gente

Política Liderança inquestionável

Morte de Schiavinato deixa lacuna na região, lamentam deputados

Publicado

em

Companheiros do parlamentar, falecido na terça-feira (13) em decorrência de complicações da Covid-19, falam sobre o legado deixado pelo progressista (Foto: Arte/OP)

A noite de terça-feira (13) deixou a comunidade regional enlutada com o falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato (Progressistas), de Toledo. Ele estava internado há cerca de 40 dias no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após ter contraído Covid-19.

Ao O Presente, deputados federais e estaduais que representam a região na Câmara e na Assembleia, respectivamente, e que foram companheiros de Schiavinato nas duas Casas, lembram do político e falam sobre seu legado.

 

Presidente do MDB do Paraná, deputado federal Sérgio Souza:

(Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

“Eu conheço a história do José Carlos Schiavinato de quando ele foi prefeito, um dos melhores prefeitos, senão o melhor, visionário, na cidade de Toledo. Como deputado estadual representou o Oeste do Paraná de forma diferenciada. Porém, eu conheço muito bem o Schiavinato dos últimos dois anos e pouco, no Congresso Nacional. Deputado atuante e que orgulha o Paraná, principalmente na defesa do setor agropecuário, em que militamos juntos. Foi membro da diretoria da Frente Parlamentar Agropecuária na parte que diz respeito à sanidade animal, que era o que queria fazer. Inclusive, juntos, estávamos organizando um evento na cidade de Toledo para tratar da suinocultura. Fica aqui os meus pêsames a toda família e o registro de que o Paraná perde um grande homem, um grande político, mas que Deus o tenha.

É uma grande perda para o Oeste do Paraná, para Toledo, para Marechal Cândido Rondon e para toda essa macrorregião, porque o deputado Schiavinato era conhecedor das causas regionais, militante em defesa do Oeste no sentido de ter pedágios justos, no desenvolvimento da agropecuária e do municipalismo. Ele é insubstituível”.

 

 

Deputado federal do Patriota, Evandro Roman:

(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

“É uma grande perda para o Oeste do Paraná. Um líder, uma pessoa com espírito republicano. Uma pessoa do diálogo aqui em Brasília. Muito presente e muito forte. Vai deixar uma lacuna muito grande. A referência de Toledo como prefeito, como deputado estadual e agora como deputado federal era muito forte. Era sempre a lembrança forte de todos com relação à questão do Oeste. Há um vácuo que fica. Tenho certeza que a cidade de Toledo vai buscar alguém que represente o município, mas é algo ainda difícil de assimilar. Não perde só Toledo, mas perde todo o Oeste do Paraná, perde toda uma microrregião em que ele atendia, mas perde a liderança da serenidade, da retidão, a linha principalmente de uma pessoa que gostava de fazer o correto. Eu tive a oportunidade de conviver com ele em Brasília e por inúmeras vezes discutíamos posicionamentos, decisões polêmicas que impactavam, vendo o lado do Oeste do Paraná, observando sempre com uma visão republicana, mas tentando encontrar algo que a população entendesse sobre as nossas decisões. Perdi um amigo, perdi um grande companheiro e vai ficar um vácuo muito grande. Que Deus conforte a família”.

 

Deputado estadual do PSD, Ademir Bier:

(Foto: Alep)

“Lamentamos a morte do companheiro, competente e altamente comprometido com a coisa pública. Vai deixar para nós tristeza pelo seu afastamento, mas também deixa o exemplo de homem público, tanto quando foi prefeito de Toledo por dois mandatos, que pudemos acompanhar como deputado. Na Assembleia Legislativa passamos quatro anos juntos, sempre defendendo os interesses da população do Paraná. Foi uma grande perda para o Estado e para o Brasil, pois era deputado federal. A nossa região perdeu muito com a morte do nosso companheiro. Nossos sentimentos à família, que tenha muita força neste momento. O Oeste do Paraná já perdeu sua representatividade e agora deixa uma lacuna extraordinária neste sentido, uma grande lacuna. Precisamos nos unir na região para que estas lacunas sejam preenchidas”.

 

 

Deputado estadual do Democratas, Elio Rusch:

(Foto: Alep)

“O Oeste perdeu, o Paraná perdeu e o Brasil perdeu. O Schiavinato era uma figura altamente preparada e qualificada para desempenhar qualquer função. Foi um técnico, engenheiro civil da Prefeitura de Toledo, como administrador tinha uma visão exemplar e muitos prefeitos se espelharam nele. Como deputado estadual, tive o prazer de conviver com ele por um mandato. Foi um defensor intransigente do setor produtivo. No Congresso Nacional, uma pessoa que defendeu o setor produtivo e, principalmente, a nossa região, onde sua economia está pautada no agronegócio. O Oeste do Paraná já perdeu muito na última eleição e agora, com a morte do Schiavinato, perdemos um deputado federal. Ele sempre canalizava recursos para a nossa região, nas mais diversas áreas. Então imagino que o Oeste do Paraná perde, e não apenas Toledo. Agora essa lacuna deixada precisará ser preenchida por outros deputados que precisam canalizar recursos para a nossa região. Perdemos muito”.

 

Deputado estadual licenciado do PL, Marcel Micheletto, atual secretário de Estado da Administração e Previdência:

(Foto: Orlando Kissner/Alep)

“É uma perda inestimável. Jamais imaginávamos que teríamos essa situação hoje no Oeste do Paraná, essa falta de representatividade em nível federal. O Schiavinato foi um exemplo para mim como prefeito, uma referência, um dos melhores prefeitos que o Paraná já teve. Busquei sempre nele esses ensinamentos como gestor público. É uma perda lastimável para o Estado, para o setor produtivo e para nossa região, principalmente. Todos estamos de luto. Algo que nos deixa muito entristecidos é o que está acontecendo através desse vírus maldito, que é a Covid-19, mas acima de tudo o sentimento de dor da família. Os filhos perderam pai e mãe. Dizimaram a família, tão unida, como era a do Schiavinato. Meus sentimentos aos familiares, aos filhos e aos netos. Perderam pai e mãe em um mês, algo que não conseguimos acreditar. A região vai ter maturidade para escolher novos personagens políticos para seguir em frente e projetar o nosso Oeste. O Schiavinato deixa um legado fantástico e precisamos de novos líderes para suprir esse vácuo hoje existente”.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente