Aconteceu sábado (21) a fundação do Movimento PT em Marechal Cândido Rondon. Trata-se de uma nova tendência interna nas fileiras do Partido dos Trabalhadores (PT).
O grupo é composto majoritariamente por novos filiados, sobretudo aqueles que atuaram nas campanhas de Zeca Dirceu para deputado federal, que fez 1.237 votos em Marechal Cândido Rondon e foi reeleito, e do professor universitário Paulo Porto, que somou 1.256 votos para deputado estadual em Marechal Rondon e ficou com a segunda suplência do PT.
Também fazem parte da tendência os petistas que estiveram na campanha do deputado federal eleito Tadeu Veneri (PT).
Entre os membros se destacam três ex-candidatos à vereança em Marechal Rondon: o comunicador Fernando Nègre (ex-PCdoB), candidato em 2016; a zootecnista Elisa Koefender (ex-PSOL) e o agricultor Paulo Barros (ex-PDT), ambos candidatos na última eleição municipal, em 2020.
De acordo com os fundadores, o Movimento PT surge com três linhas mestras que vão guiar o debate a fim de tornar o Partido dos Trabalhadores ainda mais forte e influente no município, sendo elas: atuação de base com criação dos comitês populares e atuação nos bairros e interior; candidatura própria a prefeito ou prefeita em 2024; e eleger representantes para a Câmara Municipal nas eleições de 2024.
Durante o ato de fundação do Movimento PT foi aprovado um documento. Leia abaixo na íntegra.
Carta aos petistas de Marechal Cândido Rondon
O Partido dos Trabalhadores foi fundado nos anos 80 da necessidade de milhões de brasileiros de intervirem na vida social e política do país. A efervescência de diversas lutas e movimentos populares, notadamente durante a ditadura, demonstrou à parte da sociedade brasileira que a mobilização e organização de trabalhadoras e trabalhadores tornavam-se efetivas na luta por melhores condições de vida e de trabalho para a população do campo e da cidade.
Em Marechal Cândido Rondon, o Partido dos Trabalhadores organizou-se a partir da vontade de independência política de trabalhadoras e trabalhadores no ano de 1988. Naquele ano também o PT lançou a sua primeira candidatura à prefeitura, com os companheiros Alberto Feiden e Valdemir Sonda, oferecendo aos rondonenses uma alternativa para além dos herdeiros da Arena e dos progressistas do MDB daquele momento histórico.
O PT de Marechal Cândido Rondon consolidou-se graças à força de aguerridos e abnegados pioneiros da luta de trabalhadoras e trabalhadores, companheiras e companheiros que dedicaram suas vidas à militância política e à construção do partido.
O nosso partido tem história, um legado de luta e de serviços que beneficiaram à sociedade e, principalmente, à classe trabalhadora de Marechal Cândido Rondon, através de programas e políticas públicas, ainda que não tenhamos obtido vitórias eleitorais em nosso município no decorrer dessa trajetória. Esse fato comprova que somos um partido que busca se diferenciar e se contrapor ao fisiologismo que impera na política rondonense.
A última vez que o nosso partido apresentou uma candidatura própria e um projeto petista para nosso município foi nas eleições de 2004 com os companheiros Grillo e Nilson Lampert, há longínquos 19 anos.
Nessas quase duas décadas, o Partido dos Trabalhadores deixou o protagonismo de lado e ainda que tenha contribuído para implementar mudanças no nosso município, politicamente nos tornamos uma força auxiliar do então PMDB.
Se nacionalmente uma frente ampla foi necessária para enfrentar o bolsonarismo golpista e criminoso, no âmbito municipal é necessário um grito de independência, com o PT apresentando aos rondonenses um projeto próprio, pautado na ampla participação popular e no desenvolvimento sustentável da nossa cidade.
É urgente e necessário mudar os rumos do PT e romper as amarras com a velha e embolorada classe política rondonense.
O resultado eleitoral das eleições de 2022, sobretudo o retorno triunfal do companheiro Lula à presidência da República, encheu nossos corações de esperança e nos mobiliza a atuar diariamente para unir e reconstruir o nosso país após os últimos quatro anos de desgoverno e destruição.
União e reconstrução é o slogan do governo Lula 3, palavras que também cabem em nossa conjuntura local: é necessário unir e reunir os petistas de Marechal Rondon para juntos reconstruirmos a nossa identidade partidária no âmbito municipal, fortalecendo a nossa democracia interna, para enfrentarmos em conjunto as ameaças à democracia brasileira.
Em 35 anos de história partidária, apesar da dedicação de companheiras e companheiros, não fomos capazes de eleger representantes para o Legislativo municipal. É urgente e mais uma vez necessário que nós façamos uma reflexão sobre esse dado.
O Movimento PT nasce hoje desta necessidade de reflexão.
O MPT vai se constituir em Marechal Cândido Rondon em torno de três pontos cruciais para o sucesso da construção da agremiação e do resultado político nas eleições de 2024.
- Vamos voltar pra base:
()“A comunicação é alma. Se não falar a língua do povo vai perder mesmo (…) Deixou de entender o povão já era! Se nós somos o Partido dos Trabalhadores, partido do povo, tem que saber o que o povo quer, se não sabe, volta pra base”. (Mano Brown, outubro/2018).()
O Movimento PT de Marechal Cândido Rondon nasce para defender um projeto grande, que transforme o PT e que faça a nossa organização retornar à base, criando comitês populares e atuando na linha de frente nos bairros e no interior do nosso município.
2. Eleições proporcionais de 2024:
As eleições proporcionais se configuram para nós como objetivo estratégico, a meta a ser alcançada. Analisamos que o partido reúne condições políticas de eleger dois petistas para a Câmara municipal nas eleições que se aproximam, e essa tarefa deve se converter em prioridade para o PT de Marechal Cândido Rondon no próximo biênio. Vamos eleger um representante da classe trabalhadora filiado (a) ao PT.
3. Candidatura própria em 2024: o projeto dos petistas para Marechal Cândido Rondon
Ainda que o nosso objetivo estratégico seja a eleição de, pelo menos, dois representantes para o Parlamento municipal, a tática para obtermos um resultado diferente das últimas duas décadas passa necessariamente por oferecermos ao município de Marechal Cândido Rondon um projeto próprio com uma compreensão profunda de gestão pública, que estabeleça um outro patamar de atuação na administração municipal e que amplie a capacidade de entregar serviços públicos e realizar investimentos em nossa cidade.
O Movimento PT surge do anseio da militância por um partido forte, moderno e inclusivo, que faça a nossa organização retornar a base, onde a representatividade de toda a nossa diversidade é fundamental. Assim seguiremos e venceremos, companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores!
Marechal Cândido Rondon, 21 de janeiro de 2023.

Com assessoria