O Presente
Política

“Não acredito que as ações causem risco à candidatura”, diz advogado da coligação de Marcio Rauber

calendar_month 7 de outubro de 2020
2 min de leitura

A campanha mal começou e já está agitada no âmbito da Justiça Eleitoral. O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber (DEM), foi alvo de dois pedidos protocolados pela coligação “Meu voto de fé”, do candidato Josoé Pedralli (MDB), que visam impedir o prosseguimento da sua candidatura.

Em um deles, a coligação encabeçada pelo MDB acusa o prefeito de omitir dados na sua declaração de bens e, por isso, pediu a cassação do registro de candidatura.

Na segunda ação, o grupo de Pedralli solicita a impugnação da candidatura do prefeito Marcio, do vice-prefeito Ilario Hofstaetter (Ila) (PL) e do vereador Adriano Backes (DEM), ex-secretário de Agricultura e Política Ambiental, todos candidatos à reeleição.

A alegação é de que, na época em que Backes comandava a pasta, houve o repasse de sêmen para nove suinocultores. A coligação defende que houve abuso e crime eleitoral. Para os denunciantes, os acusados se valeram da máquina pública para favorecer eleitores com finalidade eleitoral.

 

Exagero

O advogado Marcio Berti, que atua na defesa da coligação do prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber (DEM), juridicamente não vê nenhum risco à candidatura do democrata. “Vou preparar as defesas e não vejo nada com potencialidade de gerar algum tipo de risco de cassação de registro da candidatura ou cassação do diploma, eventualmente”, declarou ao O Presente.

Na campanha de 2012, o ex-prefeito Moacir Froelich (MDB) sofreu um processo de pedido de cassação do registro de candidatura por ter concedido incentivos a três empresas em ano eleitoral. Em primeira instância, a Justiça Eleitoral confirmou a cassação, sendo que a decisão foi revertida depois no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Questionado se agora a situação não pode ser semelhante, Berti confirmou e foi enfático: “Por isso mesmo (não vê risco), pois não gerou nenhum tipo de cassação de registro e nem de diplomação. Em um universo de 40 mil eleitores dizer que dentro de um programa governamental foi doado sêmen de suíno para nove produtores, que pode de alguma forma abalar a lisura, a legitimidade e a competitividade do pleito, é exagerado”, opina.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.