Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Não tenho preferência por ninguém no momento”, diz Pedro Rauber sobre sucessor

Publicado

em

Presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon, Pedro Rauber: “Só na reta final que vamos nos posicionar. Neste momento, para mim, são todos iguais” (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

O presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, Pedro Rauber (DEM), entrou na reta final da sua gestão à frente do Legislativo. No final do ano ele se despede do cargo e, até lá, precisará comandar uma Casa de Leis que pode enfrentar discussões envolvendo a sua sucessão.

Nos bastidores alguns nomes já demonstram interesse em comandar a Câmara. De oficial, por enquanto, não existe nada. O grupo de situação do prefeito Marcio Rauber (DEM) conta com ampla maioria e, para Rauber, a harmonia e o bom-senso devem prevalecer na escolha do futuro presidente.
Em entrevista ao Jornal O Presente, o democrata falou sobre a sucessão no Legislativo, voltou a negar a possibilidade sobre uma eventual nomeação sua para a Secretaria de Viação e Serviços Públicos, bem como enalteceu o fato de que em poucos dias a Câmara deve promover nova devolução de recursos para a prefeitura, cujo montante pode atingir R$ 1,5 milhão. Confira.

O Presente (OP): Faltam seis meses para encerrar sua gestão e, neste período, teremos duas eleições. Uma para escolha do novo presidente da República, senadores, governador e deputados estaduais e federais. A outra para escolha da mesa diretiva no biênio 2019/2020. Em especial neste último caso, o senhor acha que será possível manter uma harmonia interna em meio à discussão para definir seu sucessor?

Pedro Rauber (PR): Acredito que sim, porque cada postulante tem o direito de buscar esse espaço para preencher. Tanto é verdade que o presidente não pode ser reeleito. Mas para ser bem sincero, até hoje não conversamos e não sinalizei em nenhum momento. Quero deixar toda liberdade e no momento certo vamos trabalhar a questão para que tenhamos um presidente que possa fazer um bom trabalho. Não sei quem está postulando. Existem especulações, mas os vereadores são conscientes e saberão muito bem escolher para que essa nova dinâmica que implantamos possa seguir em frente. Temos economizado muito no Legislativo e procuramos dentro da medida do possível devolver os recursos e até então destiná-los para que o prefeito pudesse fazer algumas obras. Ainda não tem nada definido em relação ao próximo presidente e não conversei com ninguém. Quero respeitar os vereadores assim como eles me respeitaram e procurar em harmonia escolher o próximo presidente. É importante para o município que haja uma fiscalização rigorosa, como tem ocorrido até agora, mas que haja também harmonia para que os projetos não fiquem engavetados, pois isso atrasa o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon.


OP: O senhor defende algum nome?

PR: Não tenho preferência por ninguém no momento. Não trabalhamos ainda em cima disso e quero esperar a reta final. Como disse, nós contamos com bons nomes e pessoas que têm atuado com respeito, defendendo os interesses do município e o presidente tem que ter essa linha. Volto a frisar, para que a gente agilize (os projetos) e economize. É duro ser presidente de uma Câmara. Quem não sabe dizer ‘não’ não pode ocupar um cargo como presidente e muito menos como prefeito. Neste sentido tenho tido a compreensão dos vereadores e por isso não temos grandes dificuldades. Lá na frente o tempo vai se encarregar para eu me posicionar quem apoio para que seja o presidente. Teremos uma conversa ampla com todos os vereadores. Contamos com vereador que era partidariamente da oposição e hoje trabalha conosco em harmonia.

OP: O senhor acha que será possível escolher o seu sucessor mantendo a base aliada ao governo unida?
PR: Sem sombra de dúvida. Contamos com a grande maioria.


OP: Não existe receio de algum vereador eventualmente votar com a oposição?
PR: Quem o grupo escolher para ser presidente quero crer que deve haver bom-senso e sou parceiro. Então não tenho preferência por esse ou aquele neste momento. Só na reta final que vamos nos posicionar. Neste momento, para mim, são todos iguais.

Leia matéria completa na edição impressa do O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente