Fale com a gente

Política Expectativas e projetos

O que os prefeitos da região planejam para 2022?

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Depois de um ano marcado pela pandemia e pela estiagem prolongada, 2022 surge cheio de esperança para os chefes do Poder Executivo da região, que apostam na superação das dificuldades.

Em entrevista ao O Presente, prefeitos de municípios do entorno de Marechal Cândido Rondon disseram acreditar em um ano marcado por muitas obras e liberação de recursos. Também esperam por um período eleitoral recheado de polêmicas, com a provável reeleição dos dirigentes em nível estadual e federal. Confira.

 

Pato Bragado

“Pensamos 2022 de forma muito positiva, esperando que a gestão municipal possa fluir melhor do que no ano passado. Nossa expectativa é muito boa e esperamos que essa nova variante não prejudique mais os municípios para que possamos atender as demandas da população. Emendas dos deputados Hussein Bakri e Elio Rusch, além de Ademir Bier durante sua passagem pela Assembleia, certamente vão contribuir muito com Pato Bragado. Em nível federal, o deputado Sérgio Souza nos auxiliou com algumas demandas e esperamos ser atendidos pelos demais deputados. Não temos dúvidas de que muitas ações vão acontecer com recursos dos governos estadual e federal, bem como de parcerias com a Itaipu. Esperamos que essas verbas sejam liberadas o quanto antes para colocarmos nossos projetos em prática. A atenção se volta a esse período de estiagem muito forte que prejudicou praticamente toda a safra. O grande prejuízo do agricultor vai atingir todo o comércio, a indústria e a prestação de serviço. As prefeituras vão sofrer com a redução de receita em razão da frustação de safra. Por outro lado, temos muitas prioridades, olhando com carinho para Educação, Cultura e Saúde. A dificuldade de cirurgias eletivas e de exames especializados foi criada por causa da pandemia e esperamos que isso volte à normalidade. As eleições não devem interferir na gestão, porque a nossa população sabe escolher. Há muita indefinição em relação a nomes, mas espero que o povo faça as melhores escolhas e que os candidatos se coloquem à disposição com propostas viáveis. Nem sempre é possível, mas o bom senso deve pairar nessa campanha para que o nosso país, Estado e município possam voltar a crescer”, salienta o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano).

Prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano): “Não temos dúvidas de que muitas ações vão acontecer com recursos dos governos estadual e federal, bem como de parcerias com a Itaipu. É bastante coisa para colocar em prática” (Foto: Divulgação)

 

Quatro Pontes

“Penso que 2022 será um ano bom, haja vista que a ciência está conseguindo controlar a Covid-19. Apesar de estarmos passando por uma fase conturbada agora, sabemos que é algo temporal. O que vai definir este ano são três aspectos: a Covid-19, que graças à ciência temos um bom controle; a eleição, que pode trazer alguma conturbação; e a estiagem que passamos, que vai ser muito séria economicamente para a nossa região. Em termos de gestão pública, tanto o governo federal quanto o estadual devem liberar recursos até, no máximo, abril e, com isso, vai ser possível acelerar o andamento das obras. São recursos esperados para Quatro Pontes, fora o que já está em andamento e o que será feito com recursos próprios. Penso que as eleições serão conturbadas e polêmicas, com uma briga bem grande em nível nacional. Em nível estadual deve ser mais pacato. Esperamos que quem vença, pense com discernimento, tenha ideias de políticas para as cidades, olhe para os municípios pequenos e veja a importância deles para o país. Há bastante projetos para Quatro Pontes. Como ponto prioritário, vamos continuar com foco nos asfaltos rurais e no hospital. Queremos colocar em funcionamento o hospital neste ano, além de uma creche, que estamos precisando urgentemente devido a uma demanda muito grande”, frisa o prefeito em exercício de Quatro Pontes, Tiago Hansel.

Prefeito em exercício de Quatro Pontes, Tiago Hansel: “Queremos colocar em funcionamento o hospital neste ano, além de uma creche, que estamos precisando urgentemente devido a uma demanda muito grande” (Foto: Vanderleia Kochepka)

 

Mercedes

“As expectativas são muito boas para 2022. Temos um saldo bom em caixa para dar contrapartidas e vamos alavancar mais obras. Esperamos a liberação de recursos via deputados estaduais. Se vierem todos os recursos que estão para vir, estaremos bem. Nessas eleições acho que o Ratinho Junior e o Bolsonaro ganham. Ambos sofrem críticas por parte do eleitorado, mas não têm grandes adversários. Uma das obras de destaque em nosso município é a rodovia que liga a sede ao Arroio Guaçu, com cerca de R$ 4 milhões em investimento. No final de 2021 firmamos um convênio com a Itaipu para a execução de praticamente seis quilômetros de estradas, dentre outras melhorias. O prazo para conclusão é de dois anos, mas quanto antes terminar, melhor. Neste ano queremos comprar uma área para colocar o transbordo que a Itaipu exige e outra para casa popular. Fazer uma rua coberta e asfaltar loteamentos são outros projetos previstos, além de vários em andamento”, pontua o prefeito de Mercedes, Laerton Weber.

Prefeito de Mercedes, Laerton Weber: “Queremos comprar uma área para colocar o transbordo que a Itaipu exige e outra para casa popular. Fazer uma rua coberta e asfaltar loteamentos são outros projetos previstos” (Foto: Guilherme Heinzen)

 

Maripá

“Apesar da pandemia, 2021 foi um ano bom, em que conseguimos concluir muitas obras importantes na nossa cidade. E são boas perspectivas para 2022. Há previsão de investimentos, obras, melhorias, reformas de prédios públicos e outros, que devem acontecer sem qualquer entrave, porque temos uma boa condição financeira em Maripá e recursos federais e estaduais. Não vejo dificuldades na liberação de verbas e acredito que serão cumpridos os compromissos no que diz respeito aos convênios já firmados e também aos que ainda serão celebrados. Não realizamos festas nos dois últimos anos e em 2022 queremos retomá-las. Estamos planejando uma Festa das Orquídeas e do Peixe grandiosa. Além disso, muitos investimentos importantes vão acontecer em termos de pavimentação poliédrica, que é um carro-chefe na nossa gestão. Pretendemos adquirir uma área para o segundo parque industrial, injetar investimentos na área da saúde e promover reformas nos prédios públicos. Sabemos que um ano eleitoral é muito complicado, mas a eleição municipal interfere ainda mais. Então, vamos tocar o barco e recursos próprios continuam sendo investidos. Sou do PL, que hoje é a sigla do presidente, e acreditamos que ele vai ganhar. Em relação ao Estado, está muito tranquilo para o governador e a sua recondução ao comando do Paraná. O trabalho que ele vem fazendo com os municípios demonstra que não existe discriminação. Pelo contrário, é um governo que faz jus aos investimentos nos municípios. Nossa região tem ganhado muito e vai ganhar ainda mais. Claro, tudo isso tem que ser desenhado, mas em Maripá a gente acredita e apoia a reeleição do Ratinho Junior”, assegura o prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski.

Prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski: “Pretendemos adquirir uma área para o segundo parque industrial, injetar investimentos na área da saúde e promover reformas nos prédios públicos (Foto: Arquivo/OP)

 

Entre Rios do Oeste

“Acredito que 2022 vai ser um ano muito bom, de muito trabalho. Nossa equipe sofreu um pouco no primeiro ano de gestão para se entrosar aos trabalhos, mas fez muitos cursos e com essas capacitações o serviço vai render mais. Não conseguimos fazer algumas licitações em 2021, porque o pregão eletrônico é muito complicado. Todavia, agora, com o pessoal capacitado, vai melhorar. Tanto é que o que mais quero fazer é um bairro para mais habitações em Entre Rios. No município não tem casa para alugar de jeito nenhum e as indústrias que têm se instalado aqui precisam de colaboradores. Precisamos dar agilidade nas casas populares junto à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Em janeiro começamos a reformar a escola municipal, que está precária. A estrutura tem quase 50 anos e no intervalo deste ano ou no fim vamos fazer um colégio novo, porque não compensa reformar uma estrutura velha. A creche também está pequena, assim como o próprio colégio. Em linhas gerais, o ano terá foco na estruturação do município, com um bairro de novas moradias e atenção à educação, na creche e na escola”, expõe o prefeito de Entre Rios do Oeste, Ari Maldaner.

Prefeito de Entre Rios do Oeste, Ari Maldaner: “O ano terá foco na estruturação do município, com um bairro de novas moradias e atenção à educação, na creche e na escola” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

 

Nova Santa Rosa

“Em 2022 vamos dar continuidade aos trabalhos das secretarias e, em especial, às obras já iniciadas. A expectativa é muito boa, pois estamos com obras em andamento, desde asfalto, ampliações e construções. Estamos realizando obras reais, não apenas projetos que ficam no papel. Pelo tempo que tenho na política, posso afirmar que Nova Santa Rosa nunca teve em seus 45 anos de emancipação tantas obras em andamento. São aproximadamente dez quilômetros de pedras irregulares e em torno de 12 quilômetros de asfalto feitos com recursos próprios, em parceria com o Governo do Estado e também com a Itaipu. Estamos quase concluindo a 3ª etapa de ampliação do Centro de Eventos Joia do Oeste, sendo que a 4ª etapa foi licitada e a ordem de serviço está assinada. As obras devem iniciar nos próximos dias. Seguem acontecendo as obras ou trâmites para melhorias do Centro de Eventos, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Farmácia Básica do Centro de Saúde Lídia Boll, do ginásio de esportes e do Ponto de Apoio para Atendimento à Atenção Básica, assim como as melhorias na rede de distribuição de água. Isto é, vamos continuar investindo em melhorias para fomentar nosso município, em especial nas estradas do campo, pois a agricultura é responsável por grande parte da economia local e regional. Outro objetivo é tornar Nova Santa Rosa um município modelo em sustentabilidade, tendo em vista o projeto para criação de energia por meio da coleta dos dejetos das propriedades criadoras de suínos. Na cidade, o objetivo é fortalecer o comércio local. Quanto às eleições, temos recebido a visita de políticos. Não fechamos a porta para ninguém, pois sabemos da importância de uma boa relação com todos. Fazemos isso porque valorizamos os nova-santa-rosenses e respeitamos todas as ideologias. Temos um partido, mas governamos para todos. Por isso, acredito que quem for eleito tanto em nível estadual quanto federal também fará o mesmo, pensando sempre no bem da coletividade”, ressalta o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz.

Prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz: “A expectativa para o ano é muito boa. Estamos realizando obras reais, não apenas projetos que ficam no papel” (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente