Dos 37 mil eleitores de Marechal Cândido Rondon – município com 51 mil habitantes -, 11,4 mil estão filiados a agremiações político-partidárias, conforme dados de ontem (17) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Juntas, as cinco maiores siglas do município somam 8,1 mil filiados, o que significa 71% do total de fichas abonadas.
O MDB tem 4,2 mil filiados, seguido pelo PP, com 1,5 mil. Na sequência aparece o DEM, com 958; o PSC, com 861; e o PSDB, com 642 registros de acordo com o TSE. Destes cinco, os três com o maior número de filiados contam com dez dos 13 vereadores da atual bancada da Câmara: DEM com cinco eleitos (Adelar Neumann, Adriano Backes, Gordinho do Suco, Pedro Rauber e Vanderlei Sauer), três são do MDB (Arion Nasihgil, Dorivaldo Kist e Josoé Pedralli) e dois do PP (Adriano Cottica e Claudio Köhler). O PSC tem um vereador (Nilson Hachmann). Ao todo, 29 legendas possuem filiados em Marechal Rondon.
Historicamente, as duas agremiações que polarizam o cenário eleitoral no município são DEM e MDB, o primeiro partido do atual prefeito Marcio Rauber e o segundo do ex-prefeito Moacir Froehlich. Com sete mandatos consecutivos, o deputado estadual Elio Rusch é a maior liderança do Democratas em Marechal Rondon e a de maior expressão pela sigla na região. Ademir Bier, ex-prefeito e deputado estadual pelo quinto mandato recentemente deixou as fileiras do MDB, partido que integrou por décadas, para migrar ao PSD. Confira a análise apresentada pelos presidentes do MDB, PP e DEM no município rondonense.
Com muitos nomes de “peso” na política, os três partidos mais “numerosos” de Marechal Rondon exercem grande influência nos cenários nacional e estadual. O MDB tem em sua lista de filiados o presidente Michel Temer, o DEM tem como representante de maior expressão no país o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o PP é o partido da atual governadora do Paraná, Cida Borghetti.
Leia a matéria completa na edição impressa de O Presente que circula nesta sexta-feira (18).