O grupo de oposição na Câmara de Marechal Cândido Rondon – formado pelos vereadores Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca), Iloir de Lima (Padeiro), do MDB, e Arion Nasihgil (PP) – vai lançar candidato para concorrer à presidência do Legislativo, mesmo sabendo que tem menos votos que o grupo situacionista, integrado por nove edis.
O candidato da base oposicionista será o vereador Juca.
“Coloquei meu nome à disposição para concorrer à presidência, mesmo diante da informação de que a situação tem nove votos. A questão é que a oposição tem posição em Marechal Rondon e, em vista disso, temos a nossa linha, o nosso foco e por isso preferimos votar em candidato nosso. Nada contra o Sauer (Sargento Sauer), que é o candidato do grupo de situação. Tenho um ótimo trânsito com ele, temos um bom relacionamento e pretendemos seguir dessa maneira se ele for eleito presidente”, declarou Juca ao O Presente.
A eleição
A eleição da nova mesa diretiva da Câmara vai acontecer às 18 horas desta sexta-feira (18), em sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Pedro Rauber.
Estarão em votação cinco cargos, sendo presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e suplente.
Pela primeira vez, o processo de votação será aberto, sem o tradicional voto secreto. O objetivo é tornar o processo mais transparente, oportunizando a população saber de que forma seu vereador está votando.
A mudança será possível a partir de uma proposição do vereador Juca, por meio da qual foi aprovada uma resolução alterando o regime interno do Poder Legislativo, tornando a votação aberta.
Candidato da situação
O candidato à presidência pelo grupo de situação é o Soldado Sauer. O nome dele foi escolhido durante reunião ocorrida na manhã de quinta-feira. Além de Sauer, outro nome da base pleiteava o cargo – Sargento Dionir. Para evitar bate-chapa, chegou-se a um consenso.
Em visita ao O Presente logo após a definição do grupo, Sauer falou como ocorreu o processo de escolha e dos objetivos da sua gestão, se eleito presidente da Câmara (clique aqui e confira a matéria na íntegra).
Ana Paula Wilmsen/O Presente