Fale com a gente

Política Exemplo de integridade

Para prefeitos, falecimento do deputado Schiavinato é uma perda irreparável

Publicado

em

Gestores da microrregião destacam trabalho que ele desenvolveu como prefeito de Toledo, deputado estadual e agora na Câmara Federal (Foto: Arte/OP)

No dia 12 de março, Marlene Schiavinato faleceu no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Ela vinha se tratando de um câncer, mas o quadro de saúde se agravou após ter contraído Covid-19. Um mês depois, a família recebeu a notícia que deixou enlutada a região Oeste do Paraná: o deputado federal José Carlos Schiavinato também vinha a falecer por complicações causadas pelo coronavírus. Ele estava internado desde o início de março no mesmo hospital que a esposa. O parlamentar, aliás, sequer tomou conhecimento de que dona Marlene havia partido dias depois do seu internamento.

Como ex-prefeito de Toledo por dois mandatos, deputado estadual e deputado federal, Schiavinato deixa um legado e, mais do que isso, um espaço vazio no meio político, tendo em vista que representava cidades da região no Congresso.

Alguns prefeitos falaram sobre o falecimento do deputado. Confira.

 

Prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber (DEM):

(Foto: Arquivo/OP)

“José Carlos Schiavinato foi o deputado mais votado em Marechal Cândido Rondon na última eleição, e o nosso município também foi o segundo maior reduto eleitoral do deputado, atrás apenas de Toledo. Consciente disso, o deputado sempre foi muito respeitoso, cuidadoso e interessado por Marechal Rondon. Esse respeito, esse cuidado e esse interesse, juntos com a sua responsabilidade parlamentar no Oeste, fizeram com que o Schiavinato trabalhasse bastante, trazendo recursos importantes para o município. É uma perda muito grande, de difícil reparação. No ano que vem temos eleições e, neste momento, é difícil vislumbrar uma liderança na nossa região que possa substituir José Carlos Schiavinato, atendendo os interesses dos nossos municípios. Aproveito o ensejo para dar um grande abraço à família do deputado que, com toda certeza, está sofrendo muito. Não houve tempo sequer de cicatrizarem as feridas pelo falecimento da mãe e agora falece o pai. Que Deus conforte o coração de todos os familiares do deputado José Carlos Schiavinato”.

 

Prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano) (MDB):

(Foto: Marili Koehler)

“A nossa região e, especialmente nós, de Pato Bragado, tivemos uma grande perda com a morte do deputado Schiavinato. Tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara dos Deputados, ele sempre esteve conosco nas ações do município, trazendo recursos e sugestões. Sem dúvida, tivemos uma grande perda não só para Pato Bagado, mas para todo o Oeste. O Paraná como um todo perdeu um grande líder político e um grande homem. Acho que dificilmente vamos conseguir suprir essa falta. Sabemos que há outros nomes que poderão surgir no cenário político para tentar substituir essa perda. Tivemos a saída do (Dilceu) Sperafico (ex-deputado federal), a entrada do Schiavinato e, agora, com a morte dele, principalmente a microrregião em que Pato Bragado está inserido houve um prejuízo político muito grande. Vejo que era o único deputado da nossa região em Brasília e essa perda hoje tem uma importância muito grande no futuro da nossa região. Nos próximos anos certamente teremos mais dificuldades do que vínhamos tendo em relação a não ter um representante local que abrange a microrregião”.

 

Prefeito de Mercedes, Laerton Weber (DEM):

(Foto: Arquivo/OP)

“Lamentamos a morte do deputado Schiavinato. É uma perda muito grande para toda a nossa região, pois sempre defendia as causas municipalistas. Para os municípios é uma perda irreparável. Nossa região tem hoje uma lacuna, uma falta de representatividade de deputados daqui. Outros representantes começam a migrar vendo o potencial, mas por ser uma região forte, produtora como é o Oeste do Paraná, ela merece mais representatividade. A perda do Schiavinato deixa isso ainda mais em evidência. Ele não era o único que atendia a região de Marechal Cândido Rondon, pois temos outros bons deputados que também atendem, entretanto, não são daqui. Isso afeta indiretamente a relação, principalmente com o governo federal. Agora estamos acompanhando o cenário para ver qual o futuro político, principalmente em relação a deputados federais. Acredito que nomes da região surgirão para suprir essa falta”.

 

Prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz (MDB):

(Foto: Arquivo/OP)

“Juntamente da equipe administrativa, lamentamos profundamente o falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato. Ele foi um grande parceiro do município de Nova Santa Rosa. Foi também um grande parceiro meu quando era prefeito do município de Toledo, depois como deputado estadual e federal. Nunca mediu esforços para atender as demandas da comunidade nova-santa-rosense, que sempre o recebeu e acolheu com carinho. Entre as marcas deixadas no município estão os recursos enviados para a implantação do sistema de coleta seletiva, vans para a saúde, obras de recapeamento asfáltico, academias da saúde, entre vários outros recursos que foram investidos e serão lembrados pelo carinho com que Schiavinato tratava os municípios e a região Oeste. Ele foi um modelo de gestor, amigo, homem e profissional, um ser humano exemplar que deixou a sua marca de pessoa íntegra e honesta. Deixa uma dor imensa aos familiares e amigos pelos quais era muito considerado e admirado. Prestamos condolências e nos solidarizamos com a família e amigos enlutados. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte os corações de todos neste momento de tamanha dor e tristeza”.

 

Prefeito de Quatro Pontes, João Laufer (MDB):

(Foto: Arquivo/OP)

“Um dia muito triste para mim e também para Quatro Pontes. Estamos em luto pelo deputado federal José Carlos Schiavinato. Um grande amigo e companheiro de jornada. Conhecia ele há muitos anos, desde quando eu era vereador, e mesmo sendo prefeito de Toledo já apoiava o nosso município. Quando deputado estadual e agora como deputado federal, trouxe vários recursos. Foi o grande inspirador do Projeto Asfalto Rural, onde em uma reunião em 2017, no início do nosso mandato, ele veio até Quatro Pontes e trouxe uma grande motivação para nós, gestores, colocarmos em prática esse projeto de asfaltar o interior do município, como fez em Toledo. Muitos foram os recursos que ele trouxe ao município. O último foi a obra que iniciou do Centro Dia, um lar para idosos. A sua morte pegou todos de surpresa, levando-o repentinamente. Neste momento de dor e consternação nos cabe pedir a Deus que ilumine, dê paz e conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade. Quatro Pontes agradece imensamente por toda convivência com esse grande profissional, que lutava e sempre era lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos”.

 

Prefeito de Entre Rios do Oeste, Ari Maldaner (PSD):

(Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

“A morte do nosso amigo e deputado federal José Carlos Schiavinato é muito triste. Perdemos representação no nosso município e também nos municípios do Oeste do Paraná. Era uma pessoa que lutava por todos os municípios, era muito municipalista. Então, perdemos um grande homem que defendia os municípios. A região lamenta muito o falecimento deste grande líder político. O Oeste do Paraná certamente vai sofrer muito para ter novamente um líder, um deputado com tanto potencial como tinha o Schiavinato. Acho que vai demorar para aparecer um líder novamente forte aqui da nossa região, porque o (Dilceu) Sperafico (ex-deputado federal) estava por muitos anos sempre representando o Oeste. Agora, o Schiavinato. Com essa perda, vai demorar até que tenhamos uma nova liderança”.

 

Prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski (PL):

(Foto: Divulgação)

“Estamos muito tristes com a notícia da perda do deputado. Ele tem uma história com Maripá muito bonita, por todo trabalho que desenvolveu ao longo da sua história política. Enquanto ex-prefeito de Toledo e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), sempre esteve no nosso município e nos auxiliou muito. Posso relatar um exemplo: quando o município fez a revitalização das avenidas, em 2013, o deputado esteve aqui, participou das audiências públicas e explicou o quanto esse projeto seria importante, até pela formação dele como engenheiro civil. Depois, quando fomos construir um lago municipal, ele também deu todo o suporte. Em muitos outros projetos ele nos auxiliou. Enquanto deputado estadual foi representante de Maripá na Assembleia e viabilizou muitos recursos do Estado. Enquanto deputado federal, ocupando a cadeira que era do (Dilceu) Sperafico, que teve uma história muito bonita com Maripá, o Schiavinato sempre fez o dever de casa, preocupado com o município, lutando não só por Maripá, mas por toda a região. É um político de caráter ímpar, uma pessoa honesta, uma pessoa que se preocupava com o povo da região, sempre brigando na esfera federal para trazer investimentos para a microrregião. Posso dizer que é uma perda irreparável. Nós não temos nenhum deputado que é da nossa região na Câmara Federal, então perdemos demais. A região Oeste do Estado mais uma vez tem um baque tremendo com a perda do nosso querido deputado. Não sei como fica agora essa questão”.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente