A maioria dos partidos políticos de Marechal Cândido Rondon já programou as datas para as convenções para oficialização dos nomes que disputarão as eleições municipais de 2020. Na ocasião, os partidos confirmarão nomes para disputar cargos de prefeito, vice-prefeito e/ou vereador.
Os partidos do grupo de situação – DEM, PL, PSDB, PSC e Avante – farão suas convenções no domingo (13), às 09 horas, no Clube Lira, quando oficializarão os nomes dos pré-candidatos a prefeito Marcio Rauber, do Democratas, e a vice-prefeito de Ilario Hoffstaeter (Ila) (PL).
Dos cinco partidos da situação, pelo menos três oficializarão chapas para concorrer ao cargo de vereador: DEM, PL e Avante.
Da oposição, o Partido Progressista (PP) programou sua convenção para sexta-feira (11), às 19 horas, em uma chácara nas imediações do Clube Roda D’Água. Conforme edital, serão tratados assuntos como coligação para eleição da majoritária e escolha de candidatos a prefeito, vice e vereador.
O MDB e o Cidadania, por sua vez, farão suas convenções na próxima terça-feira (15). Os atos serão na Rua Dom João VI, na sede do MDB, das 18 às 22 horas. Embora seja na sede do partido emedebista, cada sigla fará sua convenção em separado.
Ao O Presente, o presidente do MDB e pré-candidato a prefeito Josoé Pedralli informa que MDB e Cidadania devem confirmar coligação. Ainda existe a expectativa de receberem a adesão do PP e PSD, além de haver conversações com PRTB.
Pedralli e Elio Welter, presidente do Cidadania, enaltecem que as siglas se organizam para lançar chapa completa de candidatos a vereador.
O Partido Social Democrático (PSD) também vai realizar sua convenção na próxima terça-feira, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, quando haverá escolha dos candidatos aos cargos eletivos das eleições municipais. Segundo filiados do PSD, uma reunião ao longo desta semana vai definir os rumos da convenção em relação à oficialização ou não de nomes para concorrer aos cargos de prefeito, vice e vereador.
O PSOL deve promover sua convenção mais próximo do término do prazo estabelecido pela Justiça – 16 de setembro – e terá chapa pura com candidatos a prefeito e vice e chapa para vereador. O pré-candidato a prefeito do partido é Luciano Palagano.
O Partido Democrático Brasileiro (PDT) agendou sua convenção para sábado (12), às 09 horas, tendo como local uma sala na Rua Minas Gerais. A legenda tem como pré-candidato a prefeito o professor Lair Bersch, devendo também oficializar nomes para a eleição na proporcional.
O Presente com Rádio Difusora