O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) disse que apresentará recurso nesta terça-feira (30) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contestar sua cassação. Durante entrevista ao programa Roda Viva, na noite de segunda-feira (29), ele confirmou que apresentará embargos de declaração para a Corte, ao mesmo tempo em que recorrerá perante a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
A entrevista foi assistida ao vivo por mais de 15 mil pessoas em redes sociais e foi parar entre os assuntos mais comentados no Twitter. Deltan foi questionado por jornalistas sobre o processo de cassação, o apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022 e os conflitos éticos em torno da atuação à frente da Operação Lava Jato.
Participaram da bancada de entrevistadores Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo, Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha em Brasília, Carolina Brígido, colunista do UOL, Conrado Corsalette, editor-chefe no Nexo jornal e autor do Livro “Uma Crise Chamada Brasil”, e Flávio VM Costa, escritor e editor-chefe do Intercept Brasil.
Deltan teve seu mandato cassado no último dia 16. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconteceu de forma unânime.
Os ministros consideraram que, ao solicitar a exoneração do cargo como procurador da República enquanto poderia ser julgado na Lei da Ficha Limpa, ele teria cometido uma irregularidade.
O Presente com TV Cultura e agências