Fale com a gente

Política Operação Skala

PGR pede para soltar amigos de Temer e vê objetivo já cumprido

Publicado

em

Foto: Paulo Whitaker/Reuters

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu na noite deste sábado (31) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso a revogação das prisões temporárias da Operação Skala, que prendeu amigos do presidente Michel Temer investigados por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção no setor portuário. Como justificativa, Dodge afirmou que as medidas já cumpriram seu objetivo legal: ouvir os investigados e fazer buscas em endereços ligados a eles.
Foi pedida a revogação dos pedidos de prisão inclusive de membros da família Torrealba, que estavam no exterior no dia das prisões. Os advogados de Gonçalo Borges Torrealba, Rodrigo Borges Torrealba e Ana Carolina Borges Torrealba informaram à PGR que seus clientes estão voltando ao Brasil para prestar esclarecimentos. A família é uma das donas do grupo Libra, que explora uma área no Porto de Santos e é suspeita de ter se beneficiado de mudanças na legislação do setor.
Entre os liberados estão:
• José Yunes, ex-assessor da Presidência
• Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura
• Antonio Celso Grecco, dono do grupo Rodrimar
• João Baptista Lima Filho, coronel da reserva da PM e amigo de Michel Temer
• Celina Torrealba, uma das donas do grupo Libra
• Milton Hortolan, ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura
Na avaliação de Dodge, como as medidas de busca e apreensão e as prisões foram cumpridas, não há necessidade de os investigados permanecerem detidos. Nos últimos dois dias, procuradores que atuam no grupo de trabalho da Lava-Jato acompanharam os depoimentos dos alvos da Skala. Antes da procuradora-geral fazer o pedido de soltura dos mesmos, integrantes de sua equipe ouviram novamente todos os presos.
De acordo com a determinação do ministro Barroso, o prazo das prisões terminaria na próxima segunda-feira. O inquérito dos portos foi instaurado em setembro a partir de revelações e provas colhidas em acordos de colaboração premiada da J&F.
Na terça-feira passada, a PF solicitou que todos os investigados fossem alvos de condução coercitiva, quando a pessoa é levada a depor pela Polícia. Mas como essa medida está suspensa desde dezembro por decisão do ministro Gilmar Mendes, a PGR optou por solicitar prisões temporárias, com prazo de cinco dias.
Hoje, oito presos na sede da Polícia Federal, em São Paulo, voltaram a ser ouvidos pelos investigadores para esclarecer fatos nos depoimentos dados no dia da prisão. O coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer acusado de ser o seu operador de propinas, não foi chamado porque já tinha se mantido em silêncio.
Os procuradores se aprofundaram em temas explorados nos depoimentos concedidos pelos presos no dia da deflagração da operação. Yunes foi um dos primeiros a falar e reiterou que não teve ligação com o decreto dos Portos e nem com a Rodrimar. Em relação ao ex-ministro Wagner Rossi, questionaram se ele tinha expertise para ser nomeado presidente da Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o Porto de Santos, em 1999. Neste período, Temer atuava como presidente da Câmara dos Deputados e do PMDB, em São Paulo.
Em sua delação premiada, Joesley Batista, da J&F, disse que Rossi foi quem o apresentou a Temer, em 2010. Contou ainda que o peemedebista solicitou o pagamento de mensalinho de R$ 100 mil a Rossi, que segundo o delator foi nomeado presidente da Codesp por indicação de Temer. Os procuradores questionaram ainda contratos assinados entre o ex-ministro e a J&F em 2011, depois dele deixar a pasta da Agricultura.
Segundo a defesa de Rossi, que é conduzida pelo escritório Toscano Advogados, o ex-ministro afirmou que antes de sua nomeação para a Codesp, ele tinha sido secretário de Transportes no Estado de São Paulo, que era responsável pelo porto de São Sebastião. Sobre os contratos feitos com a J&F, negou que os mesmos tenham sido de fachada e disse que apresentará provas de que trabalhou para o grupo. O ex-assessor de Rossi, Milton Hortolan, também foi questionado sobre contratos com a empresa Eldorado Celulose, que integra a holding J&F. Ele também negou que os contratos tenham sido de fachada.
Outro investigado ouvido novamente foi o empresário Celso Grecco, que já se contradisse em seu depoimento na quinta. Em dezembro ele havia dito à PF que nunca havia falado com Temer sobre interesses de sua empresa, a Rodrimar, no Porto de Santos. Quando foi detido na operação Skala, porém, disse que tratou com o presidente sobre um adensamento de áreas no porto e que Temer disse: “vou ver o que posso fazer”. Segundo o advogado do executivo, Fábio Tofic, Grecco foi questionado sobre documentos que encontraram com ele mas não pode esclarecer o fato porque a defesa quer saber do que cliente está sendo acusado.

Com informações O Globo

Copyright © 2017 O Presente