Embora falte um ano e oito meses para o pleito eleitoral de 2020, os bastidores políticos seguem aquecendo em Marechal Cândido Rondon. Após as notícias envolvendo a provável mudança no PSD, outra especulação surgiu recentemente, dando conta de que o presidente da comissão provisória do PR, José Amauri da Silva (Xita), estaria próximo de deixar o comando da agremiação no município.
Segundo fontes, a direção do partido tende a ser assumida pelo grupo político do vereador Ronaldo Pohl, que ainda está filiado ao PSD. Xita e Pohl são amigos e, junto do vereador Nilson Hachmann (PSC), coordenaram a campanha à reeleição do deputado federal Fernando Giacobo, um dos maiores nomes do PR no Estado. Em Marechal Rondon, o vereador Pohl apoiou Marcel Micheletto (PR) a deputado estadual.
Com a praticamente certa transferência do comando do PR local ao grupo liderado pelo parlamentar rondonese, resta saber qual o objetivo com o trabalho de fortalecimento da sigla no município, no caso se atuará na ala de situação ou de oposição à administração Marcio Rauber e Ilario Hofstaetter (Ila).
Diálogo
Procurado por O Presente, Amauri confirma que tal possibilidade vem sendo discutida há algum tempo. “Inclusive há poucos dias o deputado Giacobo pediu para aguardarmos e em seguida conversar com ele, portanto esta decisão será tomada muito provavelmente depois da eleição da mesa diretiva da Câmara dos Deputados (que acontece hoje, 1º), na qual Giacobo é candidato a 1º secretário”, frisa. “Tenho meus compromissos, continuarei filiado ao PR, sou companheiro, além do mais entendo que o partido deve ser oxigenado. Vamos esperar esta reunião para que tudo seja confirmado”, diz.
(O Presente)