Um encontro dos vereadores do grupo de situação programado para esta quinta-feira (17) pode definir o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon.
A eleição para definição dos novos membros da mesa diretiva para o biênio 2023/2024 está marcada para esta sexta-feira (18), a partir das 18 horas, durante sessão extraordinária convocada pelo presidente Pedro Rauber.
A novidade deste ano é de que o processo de votação será aberto, sem o tradicional voto secreto.
No mês de setembro, foi aprovada uma resolução alterando o regime interno do Poder Legislativo, tornando a votação aberta.
Cada vereador receberá as cédulas, uma para cada cargo, e após a votação será feita a leitura do voto um a um.
O objetivo é tornar o processo de escolha da próxima mesa diretiva mais transparente, oportunizando a população saber de que forma seu vereador está votando.
A eleição será para cinco cargos: presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e suplente.
Dos atuais 13 vereadores, nove integram a base de situação: Soldado Sauer; Sargento Dionir Briesch; Cristiano Metzner “Suko do Esporte”; Dorivaldo Kist “Neco”; Cleiton Freitag “Gordinho do Suco”; Valdecir Schons “Paleta”; Rafael Heinrich; Carlinhos Silva; e o atual presidente Pedro Rauber.
Informações de bastidores dão conta que, nesta quinta-feira, o grupo situacionista estará reunido com o prefeito Marcio Rauber para definição de quem será o nome para concorrer ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores.
Dois nomes são os mais cotados para assumir o cargo: o do vereador Soldado Sauer e do Sargento Dionir.
Para não haver bate-chapa, já que as especulações mostram que nenhum dos dois quer abrir mão, o prefeito Marcio Rauber teria convocado o encontro para que seja batido o martelo em candidatura única.
Já em relação ao grupo de oposição, o vereador João Eduardo dos Santos, “o Juca” assegurou que o grupo aguarda essa definição da situação para novas avaliações e definições.
Juca afirmou que: ou o grupo de oposição apoia o da situação ou, então, terá candidatura própria para disputar a presidência da Câmara.
Com Rádio Difusora