A reestruturação do Instituto Médico Legal (IML) foi uma das pautas da 3ª Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), realizada nesta sexta-feira (28), na sede da entidade, em Cascavel. Um ofício foi entregue ao diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, que esteve presente no evento.
“Abraçamos essa bandeira tendo em vista a importância que tem o trabalho da Polícia Científica para toda a sociedade. É preciso dar aos profissionais o poder de trabalho, com a seriedade do serviço e atendimento rápido às famílias”, comenta o presidente da AMOP e prefeito de Toledo, Beto Lunitti.
O diretor da Política Científica do Paraná apresentou todos os serviços prestados pela Polícia Cientifica na região e os avanços recentes, como o recebimento de um equipamento de diagnóstico por imagem para exame cadavérico e que, segundo ele, agiliza e aumenta a qualidade aos exames de medicina legal. Além disso, o município ganhará um tanque balístico e, em breve, será anunciado o possível convênio com a Polícia Federal para a utilização de laboratórios multiusuários para a análise de drogas. Com relação aos recursos humanos, o diretor afirma que houve avanços, com novas contratações em Toledo, o que ajudou a desafogar Cascavel.
“A Polícia Científica é uma construção feita por pessoas, não só de servidores, mas de toda a sociedade. Os prefeitos têm papel fundamental nessa construção, pois estão na ponta ouvindo os cidadãos. Esse é um momento histórico para buscar soluções para a região, analisar o que pode ser aprimorado. É uma construção conjunta”, pontua Luiz Rodrigo.
O deputado estadual Oziel Luiz de Souza (MDB), conhecido como Batatinha, também marcou presença no evento. Para ele, a construção de uma nova sede se faz necessária já que estrutura atual, de 1970, está defasada e obsoleta.
“Acredito que esse movimento ganha ainda mais força com a parceria da AMOP, entidade muito bem organizada e representativa. Precisamos nos unir para que isso acontece de fato para atender a demanda de Cascavel e de toda a região”, diz.
Convênio com a Unioeste
A 3ª Assembleia Ordinária da AMOP também foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Unioste (Universidade do Oeste do Paraná), que ficará responsável pela seleção de projetos que serão executados pelo Projetek.
“Teremos Arquitetos e Engenheiros trabalhando dentro da Unioeste para a elaboração de projetos de várias naturezas para vários Municípios”, explica o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.
Esse acordo facilitará e aumentará a capacidade de elaboração de projetos de Municípios associados, nas mais diversas necessidades. Será, possível, por exemplo, contar com a Unioeste para projetar unidades de saúde, praças ou espaços esportivos. É um grande passo que fortalecerá ainda mais a área de abrangência da AMOP.
Outras pautas
A assembleia ficou marcada também pela participação da Secretaria de Agricultura do Estado, que tratou sobre realização de asfalto nas áreas rurais de Municípios. Outro destaque foi o anúncio pelo prefeito de Maripá e diretor de turismo da AMOP, Rodrigo Schanoski, do Oeste Fest, evento programado para agosto, que potencializará as tradições gastronômicas dos Municípios. Teve ainda anúncio do 1º Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, que ocorrerá em Cascavel.
Presentes
A assembleia contou com a presença do presidente e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, da 2ª vice-presidente e prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, do prefeito anfitrião, Leonaldo Paranhos, do deputado estadual, Oziel Luiz, do deputado federal, Elton Welter, do presidente da ACAMOP, Jorge Rieger, além de outras autoridades e lideranças regionais.





Com assessoria