Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Principal objetivo é trabalhar pelo bem da comunidade”, afirma Cleunice

Publicado

em

Presidente da Câmara de Vereadores de Quatro Pontes, Cleunice Majolo (DEM): “Tenho liberdade com o prefeito para conversar e ele sabe que minha bandeira é a mão de obra feminina” (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

A Câmara de Vereadores de Quatro Pontes voltou a ter uma mulher na presidência. No último dia 1º, Cleunice Majolo (DEM) foi eleita para comandar a Casa de Leis no biênio 2021/2022. Essa é a segunda vez em que ela é escolhida para estar à frente do Legislativo.

Em entrevista ao Jornal O Presente, Cleunice falou sobre o processo de formação da mesa diretiva e enalteceu o fato de que em apenas uma legislatura a Câmara não contou com uma mulher em sua composição. A democrata também expôs qual sua bandeira e qual deve ser o foco de sua gestão. Confira.

 

O Presente (OP): Muitos entendem que o vereador mais votado deve assumir a presidência da Câmara, o que não é o caso de Quatro Pontes. Como ocorreu a construção do seu nome para presidir o Legislativo?

Cleunice Majolo (CM): Houve conversação e entramos em comum acordo com o grupo do MDB. O meu grupo político, o DEM, optou por mim. Ficamos muito unidos e não houve brigas e nem discussão. Como já passei uma vez pela presidência o grupo em si decidiu que eu seria um bom nome para assumir novamente o comando da Câmara.

 

OP: As tratativas foram tranquilas?

CM: Muito tranquilas.

 

OP: Qual deve ser o foco da sua gestão?

CM: Principal objetivo é trabalhar pelo bem da nossa comunidade. O que for de projeto que vai beneficiar o município, vamos apoiar.

 

OP: Há algum projeto que a senhora entende ser importante e que pode entrar em discussão?

CM: Já tivemos duas sessões extraordinárias e há projetos, com certeza, que virão do Executivo e o grupo de vereadores certamente vai apoiar o prefeito (João Laufer, MDB) a executar o seu plano de governo. Os projetos que chegarem à Câmara vamos analisá-los com muito carinho e vai dar tudo certo na aprovação, se for de interesse do povo.

 

OP: Como a senhora avalia que deve ser essa legislatura com a nova composição da Câmara?

CM: Quatro Pontes é um município pequeno e todos se conhecem. Tem o momento da disputa política, o qual é natural e cada um corre atrás do seu voto, mas na Câmara tenho certeza que vai ter harmonia. Isso eu garanto. Sou uma pessoa que todos conhecem e tenho muito diálogo. Vamos estar unidos pelo bem da nossa comunidade.

 

OP: Quatro Pontes se destaca como um município que sempre elege mulher para a Câmara, enquanto outros não conseguem esta conquista. Na sua opinião, a que se deve isso?

CM: É lamentável que Marechal não tenha uma representante feminina. Fico muito triste, pois é uma cidade com quase 60 mil habitantes. E Quatro Pontes, com aproximadamente quatro mil habitantes, apenas uma vez não houve mulher na Câmara. Sempre tivemos mulher, inclusive três presidentes. O segredo é que mulher vota em mulher; homem vota em mulher, o que significa que Quatro Pontes não é um município machista. O homem acredita nas mulheres e as mulheres também. Isso é um fator muito importante de acreditar. E a mulher cada vez mais está procurando o seu espaço. Acho que precisamos nos unir mais e eleger as nossas representantes.

 

OP: A senhora acha que em 2024 é possível ter uma mulher como candidata a prefeita em Quatro Pontes?

CM: Seria histórico. Tivemos uma vice-prefeita, a Ana Görgen, mas nunca tivemos uma prefeita. Mercedes e Pato Bragado já tiveram prefeitas, e por que não? Começamos com uma vice e futuramente uma mulher prefeita para Quatro Pontes seria algo maravilhoso.

 

OP: Os seus projetos futuros são na política?

CM: Sou professora pedagoga e estou terminando o curso de Serviço Social, o qual me identifico muito. Não podemos ter política como profissão e precisamos estar sempre preparados para novos desafios. Sempre digo que nunca é tarde para estudar, para aprender e para ensinar. Continuo na luta estudando, cada dia é um desafio novo, mas com muita esperança de dias melhores. E tenho certeza que este ano será muito abençoado para todos.

 

OP: O ano começou com muito trabalho no Legislativo, com a realização de sessões extraordinárias. A senhora acredita que este ritmo seguirá durante o ano?

CM: Com certeza vai continuar assim, porque haverá muitas indicações e muitos projetos de lei. A cidade está em um desenvolvimento maravilhoso e quem acompanha Quatro Pontes pode ver isso. A Câmara é um lugar muito bom para se trabalhar, é muito transparente, tudo muito certo. É muito prazeroso. É um município pequeno em que todos têm abertura, têm espaço, para conversar diretamente com seu vereador, prefeito, vice-prefeito ou com secretários, e é um lugar em que me sinto bem.

 

OP: Como a senhora tem avaliado até o momento as nomeações de secretários?

CM: Excelentes. Não houve muitas mudanças. Na Saúde voltou o vereador Max (Wickert) e na Viação e Obras o vereador Carlos (Becker). Em princípio na Educação está a Araceli (Basso Tauchert) e o Rudi (Kuns) na Agricultura (Desenvolvimento Econômico). É uma equipe vitoriosa, competente, e acho que deu tudo certo e está tudo bem.

 

OP: Qual o foco que a senhora acredita que Quatro Pontes precisa ter nos próximos quatro anos? O que precisa de mais atenção, estrutura, dentro do município?

CM: Tenho liberdade com o prefeito para conversar e ele sabe que minha bandeira é a mão de obra feminina. Quatro Pontes é uma cidade maravilhosa e o prefeito e o vice-prefeito (Tiago Hansel, DEM) estão batalhando para trazer novas indústrias e empresas, porque as mulheres necessitam de trabalho. Os setores de saúde e educação em Quatro Pontes, graças a Deus, estão maravilhosos. Na questão de habitação está vindo um projeto muito interessante e consta no plano de governo do prefeito. Algo que me preocupa e quem me conhece sabe da luta que tenho, junto com um grupo pequeno, mas maravilhoso, é a questão de animais. Lutamos muito pelos animais abandonados e maus-tratos. Isso é algo que tenho certeza que vamos investir, como na castração, e quem sabe futuramente em um abrigo. Estamos discutindo ainda.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente