O Presente
Política

Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa encerra 2024 com 162 Procuradorias Municipais em todo o Estado

Seu objetivo é o de receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher e realizar os encaminhamentos necessários na busca de soluções rápidas e eficazes


calendar_month 7 de janeiro de 2025
3 min de leitura

A Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) da Assembleia Legislativa do Paraná encerrou as atividades no ano de 2024, com a instalação de mais 22 procuradorias municipais instaladas, totalizando o total de 162 procuradorias para 399 municípios. A ProMu é um órgão de defesa, monitoramento e mediação da Assembleia Legislativa do Paraná criado em 2019, para incorporar o Poder Legislativo no atendimento das causas femininas no estado.

Além da instalação e funcionamento pleno de mais 22 unidades municipais a ProMu da Assembleia Legislativa emitiu 75 ofícios para fortalecer as ações em defesa das mulheres; recebeu 343 denúncias que foram encaminhadas; realizou 1.479 mentorias com vereadoras, tirando dúvidas e orientando sobre projetos e ações e participou de mais de 50 eventos por todo o Paraná, sempre promovendo pautas de combate à violência contra a mulher e contra o feminicídio.

Para a Procuradora Especial da Mulher da Assembleia, deputada Cloara Pinheiro (PSD), o crescimento não foi tão exponencial porque o ano foi de eleições. “Este foi um ano político, um ano eleitoral e tivemos que dar uma paradinha para que as mulheres que estavam concorrendo se organizassem. Mas nós conversamos com as novas vereadoras eleitas e com as procuradoras que vão exercer os cargos a partir de 2025 nós vamos convocar todas as nossas procuradoras municipais para fazermos juntas um trabalho de base nas escolas, porque eu acredito que a violência contra a mulher só vai amenizar se for feito este trabalho de base. É a educação das nossas crianças a nossa melhor arma”.

A deputada Cloara Pinheiro (PSD), assumiu como Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, no dia oito de fevereiro de 2023 com 113 Procuradorias Municipais e, em dois anos de intenso trabalho já atingiu a marca de 162 procuradorias, consolidando o Paraná como o estado da federação com mais Procuradorias da Mulher oficialmente instaladas.

A Procuradoria esteve à frente de diversos eventos realizados pela Assembleia Legislativa, como reuniões, audiências públicas e debates sobre a igualdade de gênero, participou de reuniões e eventos em todo país e o número de mentorias realizadas junto às vereadoras, destaca o fortalecimento da rede de apoio e a confiança que as parlamentares municipais depositam na atuação da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa.

“Quando assumi como Procuradora da Mulher, a minha principal preocupação, foi garantir direitos e políticas públicas para as mulheres, mas sempre priorizando o acolhimento às nossas atendidas, desde aquelas pessoas que chegam até nós para fazer denúncias ou até mesmo para uma orientação jurídica ou de qualquer outro tipo. O nosso trabalho é contínuo sempre no sentido de levar informação, acolhimento e atendimento especializado, humanizado a todas as mulheres do Paraná”, sentenciou a deputada Cloara Pinheiro (PSD).

Acesse o link abaixo e confira os 162 municípios que possuem Procuradorias e os meios de contato: https://www.assembleia.pr.leg.br/promu/procuradorias.

Com Assembleia Legislativa

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.