O Presente
Política

Professora Venilda Saatkamp é homenageada com título de “Cidadã Honorária” de Marechal Rondon

calendar_month 9 de dezembro de 2025
4 min de leitura

Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (8), a professora Venilda Saatkamp foi condecorada pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon com o título de “Cidadã Honorária do Município”, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestadosnas áreas educacional, cultural e social.

Com muita emoção, em seu discurso Venilda Saatkamp lembrou seus primeiros anos de vida, quando ainda criança passou a se dedicar aos estudos, com o apoio dos pais, e disse que assim seguiu, sempre em busca do conhecimento que a levou à profissão de professora.

Também lembrou do incentivo que recebeu do esposo Romeu Saatkamp, ex-vereador, que a incentivou a participar da vida política. Dedicou a homenagem aos demais familiares, ex-prefeitos Verno Scherer e Dieter Seyboth, aos professores, amigos e a todos com quem compartilhou sua trajetória profissional e social.

“Sempre estive envolvida com muito trabalho. Muitas vezes, foi necessário muito esforço. Houve tempos difíceis, mas tudo valeu a pena. A homenagem que recebo hoje, faz com que eu me sinta acolhida e profundamente agradecida”, considerou a nova cidadã honorária.

Currículo digno

O autor da homenagem, vereador João Eduardo dos Santos (Juca), enfatizou que Venilda Saatkamp tem um currículo digno de um título de cidadã honorária, como professora, historiadora, secretária municipal de Educação e voluntária em várias entidades sociais.

“Ao propor este título, eu reconheço a professora Venilda como a representação da educação verdadeira, do incentivo e da dedicação que cada professor e historiador tem no seu trabalho, que muitas vezes não é reconhecido”, afirmou Juca.

Também usaram a tribuna e prestaram tributo à homenageada a pastora da Comunidade Evangélica Martin Luther, Sandra Helena Fanzlau; o diretor do Colégio Martin Luther, Ildemar Kanitz; e o neto Felipe Marcelino. O sceretário de Educação, João Klein, representou o Executivo Municipal.

Biografia

Vinda de Santo Ângelo (RS), Venilda Saatkamp chegou à então vila General Rondon em 1954. Em 1970, formou-se no curso de Geografia, na Faculdade de Ponta Grossa, e então retornou para Marechal Cândido Rondon, onde passou a dar aulas no Colégio Estadual Eron Domingues, de 1971 a 1994, quando se aposentou.

Também atuou na Facimar, de 1983 a 1989, onde ocupou o cargo de chefe de departamento, e participou da comissão que tratou do processo de estadualização das quatro faculdades (de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu), que deram origem à Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Em 1985, Venilda Saatkamp escreveu e publicou o livro “Desafios, Lutas e Conquistas: História de Marechal Rondon”, que trata da história do município e que continua sendo referência para pesquisas até hoje.

Destaque na Educação

A agora cidadã honorária exerceu o cargo de secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, de 1983 a 1985 e de 1989 a 1992. Durante os períodos em que comandou da pasta, além de implantar o Museu de Marechal Cândido Rondon, garantiu ao município um salto gigante no setor educacional.

Organizou o transporte escolar e ampliou de 500 para 3.500 o número de alunos atendidos pelo serviço. O acesso à pré-escola e educação infantil foi de 450 para 800 crianças. Na área de Educação Física, através de projeto de desenvolvimento físico, motor e intelectual, o número de estudantes atendidos passou de 500 para 4 mil; e o serviço de coordenação pedagógica, que atendia 500 alunos, passou para 3.500.

Inclusive, foi no período em que atuou como secretária de Educação que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) selecionou Marechal Rondon e outros 15 municípios de nove Estados do Brasil com o objetivo de registrar, analisar e divulgar experiências educacionais bem-sucedidas, que tiveram como objetivo a melhoria da qualidade de ensino.

O trabalho realizado na Educação rondonense, junto com os de demais municípios selecionados, foi divulgado pela Unicef em mais de 40 países.

Entidades

Vanilda Saatkamp atuou ainda na Escola Evangélica Martin Luther (1976-1979) e colaborou com entidades diversas, como a Associação Educacional Martin Luther (Asseamal), Apae, Associação de Professores Rondonenses (Apron) e Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR).

Outra atividade desenvolvida foi a de comerciante, como proprietária da antiga Loja Moda Maior (1996 a 2015).

A homenageada é casada com Romeu Saatkamp há 58 anos. O casal tem três filhos: (Barbara Simone, Carlos Henrique e Katia Eliza) e cinco netos.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.