A crise envolvendo os professores da rede municipal de Marechal Cândido Rondon e a Prefeitura pode ganhar novos contornos nesta quinta-feira (8), quando o Sinsemar (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) realiza uma Assembleia Extraordinária com os profissionais do magistério.
A convocação, assinada pelo presidente Fernando Hübner, foi publicada oficialmente pelo sindicato e tem como pauta assuntos que mostram o grau de insatisfação da categoria — e a possibilidade real de paralisação.
Na pauta: protesto e judicialização
Segundo o edital, os professores irão deliberar sobre:
A avaliação da audiência pública realizada no dia 30 de abril;
O resultado da reunião com o Executivo;
A possibilidade de protestos ou paralisação;
A judicialização da causa relacionada ao piso salarial;
Outros assuntos gerais.
O encontro será às 18h45, na sede da Assemar, no bairro Andorinha.
Greve no horizonte?
Embora o termo “greve” não apareça diretamente no edital, os itens três e quatro indicam que a categoria está disposta a endurecer o movimento. A judicialização e a organização de protestos demonstram que o impasse sobre o pagamento do piso salarial nacional, e sua aplicação na base da carreira, ainda está longe de um desfecho.
A postura do Executivo, que até agora tem evitado a negociação para a recomposição da defasagem na tabela salarial, também tem inflamado os ânimos, especialmente após as manifestações do vice-prefeito Vanderlei Sauer, que geraram forte reação da classe.
Com Blog do Jadir
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp