O deputado federal Ênio Verri (PT) foi confirmado nesta quinta-feira (26) como novo diretor-geral da Itaipu, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. O próprio Verri confirmou a informação em uma publicação nas redes sociais.
“Sinto-me honrado do presidente Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão. Itaipu tem um papel importantíssimo no planejamento do governo brasileiro, que é promover e financiar ações que tragam avanços econômicos, tecnológicos e sociais para o Paraná e o Brasil. E, ainda, ser um vetor de modernização e democratização do setor energético”, comentou.
“Aceito esse desafio para contribuir com o projeto de Lula para Itaipu e para o país. Já tinha afirmado anteriormente, estou no PT há 40 anos e sempre defendi que os interesses coletivos se impõem ao individual. E, hoje, esse projeto coletivo é a reconstrução do Brasil. E Itaipu faz parte desse grande projeto”, disse o parlamentar.
Com a indicação, Verri terá que renunciar ao mandato na Câmara.
Quem é Enio Verri?

Enio José Verri é um economista, professor e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Atualmente, exerce seu segundo mandato como deputado federal eleito pelo Estado do Paraná.
Eleito deputado estadual no Paraná, em 2007, assumiu a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná no governo de Roberto Requião (PMDB). Reeleito, em 2010, assumindo a liderança da oposição na Assembleia do Estado do Paraná. Foi presidente do PT estadual por oito anos. Em 2014, foi eleito deputado federal, pela primeira vez, com 107.508 votos. É membro da Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados, vice-líder do PT na Câmara. No ano de 2020, foi líder da Bancada do partido na Câmara.
No dia 26 de janeiro de 2023, hoje, foi anunciado como novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Com isso, Ênio haverá de renunciar ao mandato de deputado federal para qual foi eleito no ano anterior.
Vida pessoal
Enio José Verri nasceu em 1961, na Vila Moranguerinha, em Maringá, no Norte do Paraná. É filho de Nelson Verri (in memorian), comerciante, e Lucinda Dalalio Verri, dona de casa. Tem três irmãos, Fernando Verri, Mario Verri e Luciana Verri.
Em 1984, casou com Neusa Aparecida Barbi, com a qual tem o filho Francisco Verri. É avô de João Miguel.
Formação acadêmica
Estudou em escola pública. Fez curso de técnico em contabilidade, no Colégio Comercial Estadual de Maringá. Em 1979, ingressou da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para o curso de graduação em Economia. Formou-se em 1985 e fez especialização em Teoria Econômica, na Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (PR), hoje Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Obteve o título de mestre, pela UEM, em 1998, com a dissertação “O desenvolvimento recente da indústria paranaense”. É doutor em Integração da América Latina (2003), pela Universidade de São Paulo (USP), defendendo a tese “Reestruturação produtiva do Paraná nos anos 90: o papel da globalização e do Mercosul”.
Quer saber mais?
Para saber ainda mais sobre Enio Verri e sua trajetória de vida, CLIQUE AQUI.
O Presente