Fale com a gente

Política Exclusiva ao O Presente

“Queremos alavancar os projetos do nosso governo”, diz Leomar Rohden

Publicado

em

Prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano): “Acredito que não haverá dificuldade alguma em apoiar o Ademir porque ele está há muito tempo conosco. Nossa comunidade tem sensibilidade para fazer a escolha pelas pessoas certas, independente de troca de sigla” (Foto: Joni Lang/OP)

O prefeito do município de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano) (MDB), promoveu na última semana o remanejamento de cargos do primeiro escalão e empossou uma nova secretária municipal. Lércio Kirsten (PP) passa a responder pela pasta de Planejamento, Sérgio Gossenheimer (PP) é o novo secretário de Viação, Obras e Urbanismo e Arlete Gross Schneider (MDB) passa a ser a primeira mulher a assumir a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Em entrevista concedida com exclusividade ao Jornal O Presente, o prefeito salientou que a medida objetiva tornar mais ágeis os trabalhos da municipalidade, além de estreitar os laços entre os poderes Executivo e Legislativo. Isso porque, segundo o mandatário municipal, Lércio Kirsten já atuou como presidente da Câmara Municipal. “O Lércio (Kirsten) será interlocutor para fazer esse trabalho e acompanhar os projetos que a Secretaria de Planejamento e o Setor de Engenharia desenvolvem. Como temos inúmeras ações, precisamos tornar o nosso trabalho mais rápido e o planejamento vem justamente contribuir para que consigamos dar continuidade nos projetos existentes e iniciar outros. Sabemos das dificuldades, no entanto esse trabalho pode nos ajudar a melhorar as ações nas secretarias e pleitear recursos através de emendas parlamentares, assim como nos níveis estadual e federal. Queremos alavancar os projetos do nosso governo”, adianta.

O chefe do Executivo também falou sobre a paralisação dos caminhoneiros, projetos em fase de estudo e que deseja implantar durante esta administração, assim como sobre as eleições deste ano.

PROJETOS

Mano diz desempenhar um trabalho pautado na responsabilidade e na transparência para que as pessoas tenham bom atendimento em todos os setores, o que, segundo ele, vem sendo garantido pela equipe que atua com boa disposição. “Inúmeros projetos estão acontecendo e outros vêm sendo analisados. Como exemplo há o projeto que aguarda orçamento para implantar iluminação pública com led, além de um projeto para atender com iluminação uma ciclovia da Hileia até a ponte em Entre Rios, sendo que este último pleito foi encaminhado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pedido de parceria foi solicitado à Itaipu”, enumera.

Outra ação citada pelo prefeito é a construção da pista de skate na entrada da cidade, disponibilizando praça, calçada e iluminação para atender crianças, além de quadra de futebol sintético, assim como a elaboração do projeto para revitalizar a praça central com a implantação de rua coberta.

Mano comenta que o município está adquirindo ônibus novos ao transporte escolar, além de pleitear projetos de recape asfáltico e pedra irregular em mais de cinco quilômetros no interior. O município, informa ele, também busca recursos para cobertura e aquecimento da piscina para atender crianças da Apae e idosos. “Na área de Indústria e Comércio nós desejamos implantar um projeto para atender agroindústrias. Já nas outras áreas pretendemos investir em infraestrutura e em todas as secretarias, como melhorias na ciclovia e no lago municipal. Através de convênio com a ltaipu nós pretendemos deixar 100% do interior com pedra irregular. São muitas ações para tornar a sede e o interior mais belos”, destaca o prefeito, lembrando que os projetos contam com emendas parlamentares dos deputados federais Dilceu Sperafico, Rubens Bueno e Sérgio Souza, além do senador Roberto Requião. Outras ações contam com parceria do governo do Estado e da Itaipu Binacional, entre outros.

ELEIÇÕES

Em relação aos três principais pré-candidatos ao Governo do Paraná, Cida Borghetti (PP), Osmar Dias (PDT) e Ratinho Júnior (PSD), o prefeito entende se tratar de bons nomes e merecedores da atenção e do respeito da comunidade.

Líder do grupo político formado por MDB, PP e PT em âmbito municipal, Mano assegura que os aliados políticos se reunião em momento oportuno para decidir qual dos nomes será apoiado. “Nosso grupo político saberá agir da melhor forma, usará do diálogo para tomar a melhor decisão em relação às eleições no Estado”, garante.

A mesma atitude, expõe o gestor, será adotada para escolher o candidato à Presidência da República. “Alvaro Dias tem credibilidade, experiência administrativa e pode vir a ser um grande presidente. Ele é um ótimo nome ao Sul do Brasil e a todo país”, opina. Para as disputas ao Senado, o prefeito menciona que inúmeros políticos se apresentaram como pré-candidatos, todavia ainda não há certeza sobre quem será confirmado.

ADEMIR BIER

Há cerca de 40 dias o deputado estadual Ademir Bier migrou do MDB para o PSD, mudança partidária esta que, segundo o prefeito Mano, não altera em nada o relacionamento dele e de seu grupo com o parlamentar. “O deputado sabe da decisão do partido no município e sem dúvida a presidente do MDB, Normilda Koehler, vai conduzir esse trabalho com os representantes de outros partidos. Claro que haverá outros candidatos a estadual e federal em partidos como PP e PT, mas o Ademir conhece a minha posição e das lideranças do MDB no município. Acredito que não haverá dificuldade alguma porque o Ademir está há muito tempo conosco e certamente a sociedade de Pato Bragado vai avaliar bem todos os nomes. Sempre falo que devemos olhar bem em quem votar, pois merece receber voto a pessoa que está com os municípios”, enaltece.

Considerando que no município o PSD integra a ala de oposição, Mano assegura que o respeito às autoridades permanece o mesmo. “Nossa comunidade tem sensibilidade para fazer a escolha pelas pessoas certas, independente de troca de sigla. Eu, por exemplo, olho muito mais a pessoa do que o partido, então vejo que Pato Bragado tem maturidade suficiente para separar as coisas”, ressalta, acrescentando que no caso do seu grupo as eleições deste ano tendem a ser polarizadas entre os pré-candidatos Ademir Bier e Natan Sperafico (PP) a deputado estadual e a federal nos pré-candidatos Sérgio Souza (MDB), Zeca Dirceu (PT) e José Carlos Schiavinato (PP).

Confira a entrevista completa na edição impressa de O Presente que circula nesta terça-feira (29)

Copyright © 2017 O Presente