Focados em continuar à frente do comando do Poder Executivo de Quatro Pontes, os candidatos à reeleição João Laufer (MDB) e Tiago Hansel (DEM) têm feito campanha com muito afinco, mesmo em tempos de pandemia. “Não compartilhamos abraços, apertos de mão, nem o tão querido chimarrão, mas temos feito muitas visitas tomando todos os cuidados. Só temos a agradecer a comunidade quatro-pontense pela receptividade e pelo carinho que nos recebe em suas casas. Isso só demonstra o quanto o nosso trabalho está sendo significativo para os munícipes”, destaca Laufer.
Em entrevista ao O Presente, ele fala da sua expectativa para continuar governando o município por mais quatro anos, da aceitação da dobradinha João e Tiago por parte dos eleitores e dos setores que pretende dar atenção especial em um segundo mandato. Elenca, ainda, suas principais propostas de governo. Confira.
O Presente (OP): O senhor foi vereador por quatro mandatos, secretário municipal e é candidato à reeleição a prefeito. O que lhe motiva a comandar Quatro Pontes por mais quatro anos?
João Laufer (JL): O que mais me motivou a novamente ser candidato à majoritária é o expressivo número de ações bem-sucedidas neste mandato, mas, principalmente, o andamento desse projeto de crescimento do município, com muita responsabilidade. Entendo que ser outra vez candidato não está vinculado à figura do prefeito propriamente dita, mas aos ideais e à equipe que ele compõe. Ou seja, quando falo em equipe me refiro a todo quadro de funcionários e também às parcerias com as lideranças políticas e privadas que trilham o caminho ao nosso lado. Essas parcerias não se conquistam do dia para a noite. São muitas reuniões, viagens a Curitiba e a Brasília e, principalmente, diálogos que transmitem confiança a quem é buscado. As nossas conquistas até hoje são inúmeras e tantas outras já estão encaminhadas, algo que não pode parar. É pela continuidade do progresso deste município que coloquei meu nome à disposição da comunidade.
OP: Como observa a aceitação dos eleitores quanto à dobradinha com o Tiago Hansel, que mais uma vez está ao seu lado nesta campanha?
JL: Só temos a agradecer a comunidade quatro-pontense pela receptividade e pelo carinho que nos recebe em suas casas. Isso só demonstra o quanto o nosso trabalho nestes quase quatro anos foi significativo para os munícipes, indo ao encontro das necessidades e dos anseios da nossa cidade. A grande maioria das pessoas reconhece o nosso governo como um dos mais atuantes da história do município e, enquanto gestores, é muito gratificante ouvir isso da própria comunidade, o que demonstra que a dobradinha João e Tiago é muito positiva e está no caminho certo.
OP: O grupo de situação vem apoiado por três partidos na majoritária e duas legendas com candidatos na proporcional. Qual a meta de eleição para a Câmara de Vereadores?
JL: A nossa meta e expectativa é a melhor possível. Temos candidatos muito bem preparados, alguns com muita experiência e buscando a reeleição. Outros nomes são novos, mas com muita influência e representatividade perante a nossa comunidade e isso nos dá muita confiança. Como candidato a prefeito, sempre deixo claro que ter a Câmara de Vereadores ao lado do gestor, apoiando projetos importantes para a comunidade, é de fundamental importância. Temos um grupo forte e unido, que está em busca de um projeto chamado Quatro Pontes e não só do voto em si. O meu partido e o partido do nosso grupo é Quatro Pontes.
OP: Como vocês têm trabalhado e explorado essa campanha, que está mais limitada devido às restrições ocasionadas pela pandemia do coronavírus? Têm usado estratégias diferenciadas?
JL: Essa eleição está diferente de tudo o que já vivemos na vida pública. Estou na política há aproximadamente 30 anos e nesse pleito quase tudo está distinto. O uso das redes sociais se intensificou muito e as pessoas estão mais atentas a outras formas de campanha, como o rádio. Ouço muitos eleitores relatando que estão ouvindo os programas com muito mais intensidade, comparado a anos atrás. Outra situação é a questão das visitas, pois todos os cuidados precisam ser tomados com relação à pandemia de Covid-19. O uso de máscara é constante, bem como do álcool em gel, além de não compartilhar abraços, apertos de mão e o tão querido chimarrão, que sempre estava presente nas visitas em eleições passadas. Nada pode ser compartilhado. Algo inimaginável, porém, hoje necessário.
OP: Quais setores os eleitores estão pedindo para o senhor priorizar, caso reeleito?
JL: O nosso eleitor está feliz, pois vê um trabalho com muito resultado. Nesta gestão, tivemos um olhar bem criterioso em todos os setores. Na educação, saúde, agronegócio, indústria e comércio, cultura, esporte, desenvolvimento social, viação e obras, enfim, todas as áreas foram atendidas mediante uma gestão humanizada e participativa. Claro que tudo precisa ser aperfeiçoado, melhorado constantemente, afinal, nada é estático. Assim, é nisso que focamos o nosso plano de governo para os próximos anos. Aprimorar o que já foi feito e trazer novos projetos, obras e melhorias para a nossa comunidade. Tenho certeza que esse é o grande anseio do povo: a ampliação e manutenção de tudo que é feito. A qualidade de vida de Quatro Pontes é sem igual e os munícipes reconhecem essa condição porque têm contato direto com tudo o que está sendo realizado, contemplando todos os públicos.
OP: Quais setores o senhor avalia prioritários à próxima gestão e pretende dar atenção especial, caso eleito?
JL: Nós daremos atenção a todos os setores, pois o nosso governo é um governo para todos. Temos alguns projetos já em andamento e que por isso serão priorizados, como adequar o Hospital e Maternidade Quatro Pontes, o qual foi adquirido recentemente. Ele será todo reestruturado para ser um Pronto Atendimento, com funcionamento 24 horas para baixa e média complexidade. Outra ação em desenvolvimento e que terá continuidade é o asfalto rural, com a proposta de concretizar mais 50 quilômetros. Também daremos seguimento aos projetos de ampliação da indústria, com a construção de barracões, sendo que já temos verba para isso, além de viabilizar a vinda de várias empresas, tendo como benefício direto a geração de aproximadamente 500 empregos. São inúmeras ações, mas a prioridade é fazer o município continuar crescendo em todas as áreas.
OP: Quais são as suas principais propostas de governo?
JL: As principais propostas de governo, incluindo as citadas anteriormente, são incentivar o empreendedor local, seja da indústria ou comércio, ofertando, por meio de parcerias, o aperfeiçoamento técnico e profissional através de cursos; construir uma nova unidade de creche para atender 400 crianças; além da implantação e execução do Centro-Dia do Idoso com toda infraestrutura necessária para o bem-estar da nossa terceira idade; colocar grama sintética nos bairros Itatiaia e Monalisa; criar a Associação de Pequenos Produtores para viabilizar recursos institucionais; entre tantas outras.
OP: Por que os eleitores devem votar no João/Tiago para prefeito e vice?
JL: Acredito que o eleitor de Quatro Pontes deposita muita confiança em nós, em vista do que já fizemos pelo município e o que ainda faremos. Temos um plano de governo que está em parte estabelecido e reúne obras em andamento, projetos para todos os setores e aprovados pela comunidade. Isso é a resposta. Já mostramos que somos capazes e que vamos fazer muito mais porque conhecemos e sabemos do que estamos falando. Nossas parcerias estão estabelecidas, sem contar a confiança, pois a transparência é uma das principais bandeiras do nosso governo. Trabalhamos com humildade, amor e alegria por Quatro Pontes.
O Presente